O “Ferry-Boat” de Guaratuba nos anos 1960

ferry-boat-guaratuba-cartão-postal-anos-1960-jws.com_.br-.com_.br_

.

.

A travessia da baía de Guaratuba pelo sistema de “ferry boat” foi implantado em 1960, para atender a Guaratuba. Antes o acesso era muito precário. Era preciso dar a volta por Garuva, no território catarinense, usando uma estradinha de terra que ficava intransitável quando chovia. E de Garuva a Curitiba, o acesso era pela até hoje perigosa, BR 376.
.
Outra opção, mais rápida, era fazer a travessia de barcos, operado por pequenas lanchas da “Empresa Balneária”. Quando foi inaugurado, o trajeto virou uma atração turística. A travessia passou a ser feita por um barco de madeira, capaz de transportar 12 carros e 100 pessoas. O primeiro barco foi construído pelo imigrante português, João Lopes Rodrigues, com motor e material doado pelo Estado.
.
Em 1966, o barco foi substituído por um ferry boat, chamado “Iguassu”, que tinha capacidade para 20 veículos. Depois vieram as embarcações “Tibagi” e “Ivaí”, com capacidade para 24 carros. E em 1981 entrou em operação a “Guaraguaçu”, já com capacidade para 48 carros e até 300 pessoas. Depois dela, vieram a Nhundiaquara e a Piquiri. Em 1996, foi concedido a Empresa F.Andreys o transporte na travessia da Baía de Guaratuba.
* Com informações do DER – PR.
.
.
Saiba mais participando do grupo Litoral Memória no Facebook.
.
 E Clique aqui para encontrar outras postagens deste blog.
.
.
.

ferry_boat_-_1a viagem jws.com.br - guaratuba pr.

A primeira travessia do Ferry Boat em 1960.

.

.

ferry boat guaratuba cartão postal anos 1960 jws.com.br .com.br
.
Ferry boat nos anos 1960 em foto de cartão postal.
 .
.
ferry boat guaratuba postada por cleide tentoni - jws.com.br
.
Foto dos 1960 postada por Cleide Tentoni.
.
ferry boat - guaratuba-antes-do-ferry-boat-westerman-foto anos 1950 aprox jws.com.br

 .

Foto do acervo de Milton Westerman,  mostrando como era o barco de travessia durante os anos 1950, antes do Ferry Boat.
.
.
Contato com José Wille
.
.
.