RB| Mercado de consumo

Encontro debate consumo e modos de vida na região Sul.

O brasileiro está mudando os hábitos e pesquisas apontam que a intenção de consumo se manterá estável até a retomada da economia em 2018.

O brasileiro está mudando os hábitos de consumo, refletindo mais sobre a qualidade dos produtos e pesquisando antes de comprar.

A intenção de consumo das famílias em setembro desse ano mostrou estabilidade, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC.

Na comparação anual, o indicador subiu 6,4% em relação ao mês de setembro de 2016, e mostrou recuo de apenas 0,7% nos últimos meses de 2017.

É nesse momento de reflexão e expectativas para 2018 que acontece o II Encontro de Consumo e Modos de Vida da Região Sul – CONSUMO SUL, nos dias 9, 10 e 11 de outubro.

Organizado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, em parceria com a Universidade Federal do Paraná – UFPR e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, o encontro tem a participação de pesquisadores do consumo em diferentes áreas: Comunicação, Design, Administração, Linguagem e Antropologia.

“Nós vamos reunir ideias e práticas sobre o consumo para entender como algo tão presente em nosso cotidiano pode contribuir para a construção de identidades, estilos de vida e comportamentos”, explica Clóvis Teixeira Filho, professor de Publicidade e Propaganda da Uninter e um dos organizadores do encontro.

Ele esclarece também que “consumo não é somente consumismo, pois a gente consome educação, saúde, imaginário e outras questões”.

Durante o evento ainda acontecerão oficinas simultâneas, nas três instituições, das 8h às 11h30 e das 19h às 22h30.

Os interessados podem acessar a programação completa do evento e se inscrever gratuitamente pelo site https://goo.gl/forms/lT8KMjHPbMKUnGXM2. Mais informações na página do Facebook https://www.facebook.com/ConsumoSul2017/.