Sabaton é homenageada pelo exército brasileiro

sabaton

A banda sueca de heavy metal Sabaton aproveitou sua passagem pela capital paranaense, onde se apresentou nesta quinta-feira (03 de novembro), para conhecer o Museu do Expedicionário e receber homenagem dos veteranos paranaenses que lutaram na Segunda Guerra Mundial.

Em uma cerimônia íntima, os integrantes da banda foram premiados com a medalha “Tenente Max Wolff Filho” por causa da canção “Smoking Snakes” gravada no álbum “Heroes”. Vale dizer que a música conta a história de três soldados brasileiros que não se renderam e lutaram até a morte contra os alemães.

Na canção, o Sabaton incluiu uma frase em português para homenagear o exército brasileiro: “Cobras Fumantes, eterna é sua vitória”, diz o refrão.

Segundo o vocalista  Joakim Brodén, a ideia para a faixa veio de um fã brasileiro. “Recebemos por e-mail. Quando tomamos conhecimento da história percebemos que tinha que entrar no disco”, disse ele em entrevista para a RPC TV.

Na visita, o Sabaton reconheceu que foi o primeiro estrangeiro não-militar a ser homenageado com tal honraria. “Temos certeza que somos a primeira banda de heavy metal a ganhar um presente tão especial”. A comenda é a maior que a direção do museu pode conceder.

Além da homenagem, o grupo conheceu o acervo (um dos maiores do país) que honra a memória e os sacrifícios da Legião Expedicionária Brasileira, que durante 18 meses treinou e lutou ao lado das Forças Aliadas durante a Segunda Guerra Mundial.

Foto: Sabaton Oficial