Litoral do Paraná terá mais de 40 atrações no Carnaval

Mariana Ohde

Por Brunno Brugnolo, Metro Curitiba

Feriado mais importante para o litoral depois do Réveillon, o Carnaval deve reunir 1,5 milhão de pessoas, ou cinco vezes a população das cidades litorâneas, segundo a Coordenação Estadual do Verão Paraná.

Como já é de praxe, os foliões terão muitas opções para se divertir no feriadão. Desde os desfiles de blocos carnavalescos e das escolas de samba de Antonina e Paranaguá, até os trios elétricos de Matinhos, Pontal e Guaratuba.

Boa parte das festas já começa nesta sexta-feira (9). Em Praia de Leste, o trio da Band Curitiba vai puxar os blocos no domingo (11) e segunda-feira (12), além de passar por outros balneários de Pontal do Paraná.


Para atender o público, o governo do estado anunciou que irá reforçar a segurança pública e diversos serviços. Serão mais 240 policiais militares que se somarão aos já atuantes durante a temporada. A Polícia Militar (PM) contará ainda com duas unidades de plataforma de observação elevada em Guaratuba e Matinhos e, conforme o fluxo, enviará também a Pontal do Paraná – o patrulhamento será aéreo, aquático e com ações ostensivas a pé e motorizadas.

A patrulha do sossego será dobrada e os batalhões de Polícia Rodoviária e Ambiental serão reforçados. Nas rodovias, o BRPv vai ampliar a fiscalização em relação à embriaguez ao volante e a velocidade. Ao lado do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o BPAmb estará atento à proteção das restingas, notificando e multando quem montar acampamento ou estacionar veículos nos locais.

Já na área da saúde, duas ambulâncias adicionais estarão à disposição e, em ação conjunta, as secretarias da Saúde e da Família e Desenvolvimento Social vão fazer uma ação especial de combate ao trabalho infantil. Leques e máscaras serão distribuídos para alertar sobre os riscos e incentivar as denúncias.

Programação

No mar

Além dos 89 postos guarda-vidas e dos 660 bombeiros militares que atuam no Verão Paraná, mais 21 profissionais vão trabalhar durante o dia e viaturas vão patrulhar a orla à noite para casos emergenciais. Amanhã, mais seis viaturas chegam ao litoral para reforço. Nos principais rios de Morretes também haverá patrulhamento com bombeiros.

Estradas

Segundo a concessionária Ecovia, cerca de 260 mil veículos devem transitar entre Curitiba e o litoral de amanhã até quarta-feira (14).

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) orienta os motoristas que o movimento rumo às praias deve aumentar a partir das 14h de amanhã, com pico previsto para as 17h. Entre às 17h e 18h, o número de veículos transitando pela BR-277 deve chegar ao ápice com 3,2 mil.

Até a meia-noite o fluxo deve continuar alto e no sábado o movimento seguirá alto das 6h às 19h. Ferryboat A estimativa é de que 60 mil veículos façam a travessia entre Matinhos e Guaratuba. Cinco balsas vão operar das 6h à meia-noite e durante a madrugada o atendimento será conforme a demanda. O pico amanhã será do meio-dia às 23h e sábado das 8h às 23h.

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook