Apenas 7% do transporte escolar do Paraná passou por inspeção

Foto: Everson Bressan / AENotícias
Foto: Everson Bressan / AENotícias

BandNews FM Curitiba

Menos de 7% do transporte público escolar do Paraná está com a inspeção semestral obrigatória em dia. De acordo com um levantamento do Tribunal de Contas do Estado e do Detran, são 3 mil e 932 veículos públicos destinados a fazer o transporte de alunos da rede de ensino. São pouco mais de mil e setecentos que não possuem cadastro de inspeção veicular e mil e novecentos estão com a inspeção veicular atrasada.

Por causa disso, o TCE determina que as prefeituras regularizem a situação antes do início das aulas. Depois do carnaval, o órgão e o Detran vão voltar a cruzar os dados para verificar se houve o cumprimento das recomendações pelos municípios. Os resultados vão orientar as ações a serem tomadas posteriormente. A vistoria é feita para apurar a falta de cinto de segurança, ausência de sinalização adequada ou mesmo pneus sem condições de uso, além de falta de registro.

O Código de Trânsito Brasileiro determina que todo veículo prestador de serviço de transporte escolar deve estar registrado ao Detran. Esses veículos devem ser submetidos à inspeção pelo menos duas vezes ao ano. Além disso, os veículos deverão exibir faixa amarela com a inscrição “Escolar” à meia altura e em toda a extensão das partes laterais e traseira da carroceria; possuir equipamento registrador instantâneo de velocidade e de tempo, inalterável e em perfeitas condições de uso.