Chuvas no Paraná: 176 pessoas permanecem desalojadas

No total, 35 municípios tiveram ocorrências por causa das chuvas, que afetaram diretamente mais de 16 mil pessoas.

As chuvas que castigaram várias regiões do Paraná nos últimos dias mantêm 176 pessoas desalojadas nos municípios atingidos, de acordo com a Defesa Civil Estadual.

No total, 35 municípios tiveram ocorrências por causa das chuvas, que afetaram diretamente 16.252 pessoas. Foram confirmadas cinco mortes e uma pessoa permanece desaparecida.

O mais recente boletim do órgão, divulgado na tarde deste domingo (16), indica que os 176 paranaenses desalojados residem nas cidades de Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Pato Branco, Coronel Vivida, Bom Sucesso do Iguaçu e Salgado Filho

Em Francisco Beltrão, 105 moradores ficaram desabrigados, hoje 37 pessoas ainda estão em abrigos do município. 838 casas foram danificadas na cidade.

A Defesa Civil forneceu colchões, cobertores, produtos de higiene pessoal e de limpeza para as prefeituras atenderem a população.

Na sexta-feira (14), o Governo do Estado decretou situação de emergência nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste do Estado. A medida visa dar mais agilidade no atendimento à população, já que permite ao Estado contratar serviços e realizar compras destinadas à reabilitação dos cenários de calamidade sem licitação.

Chuva compromete sistema de abastecimento de água

As fortes chuvas também comprometeram o abastecimento de água em pelo menos 22 sistemas paranaenses, com paralisação de produção por falta de energia, alagamentos e elevação de turbidez da água. O abastecimento já foi normalizado ao longo da semana.

Neste domingo (16), a falta de energia provocada pela chuva paralisou a produção de água tratada em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. A expectativa é a de que o fornecimento de água seja regularizado ainda esta noite. De acordo com a Copel, uma equipe da manutenção trabalhava desde cedo no local para solucionar o problema.