Sobe para 14 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas no Paraná

Foto: Bruna Valle/BandNews Curitiba
Foto: Bruna Valle/BandNews Curitiba

As fortes chuvas que atingem o Paraná desde a última segunda-feira (5) já afetaram 14.335 pessoas em 39 municípios do estado, de acordo com o último boletim da Defesa Civil, divulgado na manhã desta quinta-feira (8).

Entre os afetados 114 foram desalojados e 92 permanecem na situação, 82 estão desabrigados, 1,9 casas foram danificadas e sete ficaram destruídas.

Curitiba é o município mais atingido, com 4 mil pessoas afetadas por alagamentos, mil casas foram danificadas. A água atingiu quatro escolas e Centros Municipais de Educação Infantil na terça-feira (6). Hoje (8) as crianças do CMEI Barigui I continuarão a ser atendidas provisoriamente no CMEI Hugo Peretti, como foi feito nesta quarta. As outras três unidades voltam a funcionar.

Em Marquinho, no centro-sul do estado, 2,1 mil pessoas foram prejudicadas pelos temporais.

A prefeitura de Querência do Norte, no noroeste do estado, decretou estado de emergência ontem (7). O nível do Rio Ivaí, que fia próximo ao local, está 2 metros acima do normal. 679 pessoas foram atingidas pelas chuvas, sete foram desalojadas e três casas foram danificadas.

tornado

Foto: Reprodução/Youtube

Tornado

O município de Rio Branco do Ivaí, no norte do Paraná, foi atingido por um suposto tornado na tarde de quarta-feira (7). A prefeitura da cidade ainda realiza o levantamento dos prejuízos causados.

Previsão do tempo 

De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), as rajadas de vento previstas para esta quinta-feira (8) podem alcançar até 95 km/h.

O temporal deve atingir primeiro as regiões sudoeste, oeste e sul do Paraná. Entre a tarde e a noite, as pancadas de chuva devem avançar para as outras regiões com chuvas fortes, raios e rajadas de vento. Os especialistas também preveem um acumulado de chuva significativo, o que pode piorar a situação das regiões mais afetadas pela chuva do início da semana.

No final de semana, a previsão é de geada e temperaturas negativas.