Frente fria e massa de ar polar devem trazer a semana mais fria do ano ao PR

Foto: Daniel Derevecki / La Imagem / Fotoarena
Foto: Daniel Derevecki / La Imagem / Fotoarena

Os dias e tardes de calor e tempo abafado chegam ao fim neste final de semana, de acordo com a previsão do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A partir de segunda-feira (17), o Paraná deve sofrer mudanças na temperatura com a chegada de uma frente fria seguida de uma massa de ar polar.

De acordo com o Simepar, na retaguarda da frente fria uma intensa massa de ar polar ingressa pelo sul e causa forte resfriamento ao longo do dia nas regiões paranaenses. A massa de ar polar é tão intensa que será possível observar uma rápida e expressiva queda de temperatura, principalmente a partir da tarde. A expectativa dos especialistas é que o frio intenso cause, inclusive, a geada negra entre segunda e terça-feira entre as regiões sudoeste e sul paranaense.

A combinação de frio e umidade também favorece a possibilidade de ocorrer chuva congelada e até mesmo a queda de neve em alguns municípios da divisa com Santa Catarina entre o fim da tarde e início da noite, especialmente nas áreas de serras entre Clevelândia, Palmas, e General Carneiro.

Ao longo da semana, os dias devem permanecer gelados e nas demais regiões do Paraná e o destaque passa a ser a ocorrência de geadas e o frio intenso ao amanhecer.

Confira a previsão para os próximos dias: