Inmet alerta para riscos de tempestades em todo o Paraná

Foto: Rodolfo Buhrer / Paraná Portal
Foto: Rodolfo Buhrer / Paraná Portal

A temperatura elevada e o deslocamento de uma frente fria pela costa Sul do Brasil e um sistema de baixa pressão sobre o continente, mantêm as condições instáveis do tempo sobre o Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso meteorológico com potenciais riscos para tempestades.

De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar), o tempo quente e úmido facilita o maior desenvolvimento de nuvens, que trazem potencial a ocorrência de chuvas e trovoadas nas diversas regiões do estado.

As pancadas de chuva podem acontecer a qualquer momento do dia, mas o maior risco de temporais fica para o período entre a tarde e a noite. As áreas de maior risco ficam entre as divisas com Santa Catarina. No oeste, há nebulosidade mais desenvolvida e há possibilidade de chuvas fortes. Nas demais regiões a chuva deve ser mais rápida. O alerta do Inmet aponta para riscos de quebra de vidros, alagamentos, incidência de descargas elétricas, queda de galhos de árvores e granizo.

Capturar

Para sexta-feira (6), o Simepar prevê que a frente fria avance pelo Oceano, mas que deve permanecer próxima a costa paranaense e manter a instabilidade no Paraná. Entre Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, a nebulosidade fica mais presente, com chuva em diversos momentos do dia e com temperaturas mais amenas. Nas outras regiões, o tempo fica aberto e as temperaturas voltam a subir. Mesmo com o avanço da frente fria, há possibilidade de temporais isolados, com ventos fortes e precipitação de granizo em todas as regiões do Paraná.