Marinha estende alerta de ressaca no Sul e Sudeste até terça-feira

Ressaca na ilha do Mel (PR). Reprodução
Ressaca na ilha do Mel (PR). Reprodução

O Aviso de Mau Tempo para o litoral do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, emitido na última sexta-feira (11) pela Marinha do Brasil, teve a validade estendida até essa terça-feira (15).

De acordo com a Capitania dos Portos, na área oceânica, há ondas de até 4,5 metros e ventos fortes de 50 a 60 km/h, com rajadas. A previsão de ressaca compreende as áreas litorâneas entre as cidades de Chuí (RS) e Regência (ES), com ondas de 3,5 a 4 metros.

A previsão da Marinha para sexta-feira (11) e sábado (12) se confirmou e a movimentação do mar comprometeu o uso de embarcações no litoral Sul e Sudeste. Apesar disso, não há ocorrências registradas nesses dias.

Naufrágio

No início da semana, uma barca afundou em Paranaguá (PR) e os pescadores passaram 3 horas na água até conseguirem escapar do naufrágio. O incidente é investigado pela Capitania, mas não tem relação com o mau tempo.

Orientações

Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) alerta a todos os navegadores e condutores de embarcações menores, como as de pesca, para que evitem a navegação nestas áreas, em virtude das ondas e do vento.

Capitania lembra sobre a importância de todos cumprirem as normas de segurança e possuírem todos os itens de salvatagem, como coletes salva-vidas, boias e sinalizadores, além de manterem equipamentos de comunicação em ordem e informarem sobre seus destinos e o percurso que farão antes de saírem com suas embarcações.