Paraná é o terceiro estado com maior desmatamento de Mata Atlântica do País

Jordana Martinez

CBNCuritiba.

O Paraná é o terceiro estado com maior desmatamento de Mata Atlântica do Brasil, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo Atlas dos Municípios da Mata Atlântica da ONG SOS Mata Atlântica.

De 2014 a 2016, houve uma variação de 74% da área desmatada no Estado. O Paraná fica à frente apenas de Bahia e Minas Gerais. Entre 2015 e 2016 foram desmatados 3.453 hectares, o equivalente a mais de 3 mil campos de futebol.

Márcia Hirota, diretora executiva da SOS Mata Atlântica, fala que o Paraná já tem um histórico de desmatamento, inclusive é o estado que mais suprimiu Mata Atlântica nos últimos 30 anos.

“O Paraná tem histórico de desmatamento, já foi campeão de desmatamento no passado e a gente vinha observando uma redução, mas nesses últimos anos o desmatamento vem aumentando no estado”, disse.

O município de Prudentópolis é o que mais registrou desmatamento no levantamento atual, com 326 hectares de desflorestamento. Ao todo, 88 municípios registraram aumento de desmatamento entre 2015 e 2016. Márcia fala que é preocupante que as mesmas regiões que registraram o aumento em 2014, registrem novamente. 

“A falta de uma ação mais eficiente principalmente nessas áreas. O próprio Ministério Público do Paraná vem fazendo um trabalho. É justamente isso que nós temos que fazer para que o desmatamento pare e para que também seja promovido um esforço de recuperação das florestas, principalmente das áreas de preservação permanentes”, afirmou.

Em agosto de 2016, o Ministério Público do Paraná lançou um projeto para combater o desmatamento no estado. A diretora do SOS Mata Atlântica fala que não somente o poder público precisa fazer ações, mas os proprietários de terras também precisam se conscientizar.

Post anteriorPróximo post
Jordana Martinez
Editora-chefe Paraná Portal
Comentários de Facebook