Região Metropolitana de Curitiba forma “Rota do Pinhão”

Foto: AEN
Foto: AEN

Com Alep

Foi sancionada em março a Lei Estadual 18.959/2017 que institui a Região Turística Rotas do Pinhão. De acordo com o texto, a rota abrange 16 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e passa a fazer parte do Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná.

Esta região é povoada por imigrantes das mais variadas origens, que com sua cultura e costumes oferecem aos turistas um amplo roteiro turístico denominado de Rotas do Pinhão, conforme Lei18.959/2017, e que foi incluída no Roteiro Turístico Oficial do Estado do Paraná.

A Rota oferece diversas atrações para todos os tipos de gostos, como centros históricos, cachoeiras, cafés coloniais, artesanato, igrejas antigas, sítios e fazendas.

O objetivo de regulamentar o roteiro através de uma lei foi o de dar mais visibilidade ao tradicional itinerário turístico que abrange dezesseis municípios da Região Metropolitana de Curitiba e fomentar ainda mais a divulgação, investimentos e a visitação aos parques, restaurantes, museus e igrejas da região.

“Sabemos da importância do turismo para as cidades e para a população na geração de renda. Muitas vezes, por falta de estímulo, certas regiões com grande potencial turístico acabam não sendo tão desenvolvidas”, disse a deputada. “Os municípios têm através da denominação da Rota uma condição mais fácil de divulgar o roteiro, destacando o potencial turístico e desenvolvendo a sua cidade”, completou Claudia Pereira.

Os municípios que compõem a Rota do Pinhão são Araucária, Balsa Nova, Bocaíuva do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Curitiba, Lapa, Piên, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Rio Negro, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

Nesses locais o turista poderá visitar, além dos conhecidos parques e centros gastronômicos de Curitiba, o Caminho do Guajuvira, em Araucária; o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais; o Circuito Italiano de Colombo; a Gruta do Monge, na Lapa; o Mosteiro Trapista, em Campo do Tenente, entre outras diversas atrações.