Simepar alerta para formação de tempestades no Paraná

previsão do tempo tempestades chuvas raio trovão
Foto: Rodolfo Buhrer/Paraná Portal

A previsão do tempo para os próximos dias indicam um grande volume de chuvas para todo o Paraná. De acordo com o Sistema Meteorologico do Paraná (Simepar), uma área de chuva formada próximo ao Paraguai avança pelo oeste, em Cascavel, e deve seguir para leste, na direção de Curitiba, na quinta e sexta-feira (18 e 19).

Na quinta-feira (18), há a previsão da formação de um sistema de baixa pressão entre a Argentina e o Paraguai. Com isso o transporte de umidade e calor nos níveis baixos e médios da atmosfera. Essa condição deve aumentar a instabilidade atmosférica, principalmente nas regiões sudoeste, oeste, noroeste e norte do Paraná, onde há previsão de tempestades com raios durante todo o dia. As demais regiões do Paraná devem registrar chuvas isoladas com raios durante a tarde.

Em Curitiba, a chuva deve ser fraca amanhã, mas com previsão de temporada na sexta-feira.

Segundo o Simepar, a tendência mostra a manutenção do ambiente instável nas próximas 48 horas sobre o Paraná. A partir dos eventos de chuva, são previstos acumulados elevados de chuvas em diversas regiões do Estado. As nuvens carregadas de chuva também devem se espalhar pelas outros estados do Sul. Também há a previsão de chuvas para áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.