Um mês sem chuva, que deve vir domingo

Rodolfo Buhrer / Paraná Portal
Rodolfo Buhrer / Paraná Portal

Metro Jornal Curitiba

Os dias de sol, céu limpo e calor na capital paranaense viraram rotina nas últimas semanas. Ontem, a cidade completou 30 dias sem qualquer chuva.

O chamado veranico (bloqueio atmosférico) atinge todo o Paraná, já que a maioria das cidades registraram as últimas chuvas fortes no dia 20 do mês passado, no último evento de frente fria mais ativa, segundo o Simepar. Em Curitiba foram 55,4 mm de precipitação na ocasião.

A previsão é de que o período de estiagem continue por mais alguns dias. Segundo o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes, a chuva deve voltar a cair no final do fim de semana. “Deve acontecer de domingo para segunda. Na tarde de domingo há boas chances.

No sábado à noite talvez tenha alguma precipita- ção pequena, mas é difícil”, diz. “É uma frente fria que se aproxima, com aumento de umidade entre Santa Catarina, o Paraguai e o Paraná”, completou.

O tempo seco tem afetado diretamente a umidade relativa do ar, que durante vários dias tem ficado abaixo dos 20% em várias cidades entre o Norte e o Sudoeste do Estado – situação considerada de alerta.

Na capital, os índices tem alcançado cerca 40% durante as tardes, próximo do estado de atenção (leia mais ao lado). De acordo com Mendes, a tendência é de que a menor umidade relativa do ar aconteça durante às tardes, quando a temperatura sobe.

Temperatura

Ao contrário de ontem, quando a máxima atingiu 27ºC em Curitiba, os termômetros devem voltar a bater na casa dos 30ºC hoje, amanhã e sábado. As temperaturas mínimas previstas são de 11ºC, 14ºC e 14ºC, respectivamente.