Veja a programação estendida da Maria Fumaça em Curitiba e região

Narley Resende

A nova programação de passagem da Maria Fumaça pelas ferrovias de Curitiba e região metropolitana, estendida por mais dez dias, foi divulgada nesta quinta-feira (7) pela empresa Rumo. A Maria Fumaça Mallet 204 agora vai ficar até o dia 18 de dezembro e depois ainda segue para Morretes e Paranaguá. A circulação ocorre sempre entre 17h e 20h. (Veja a nova programação abaixo)

Desde a última sexta-feira (1º), moradores de Curitiba se acumulam no entorno da linha férrea para ver passar uma locomotiva movida a vapor toda decorada com luzes de Led e adereços de Natal. Inicialmente, a locomotiva passaria pelas ferrovias paranaenses somente até esta quinta, mas teve a programação prolongada.

Depois de 40 anos, a Maria Fumaça Mallet 204 voltou neste ano a passar nas ferrovias paranaenses como parte das celebrações do Natal.

Segundo a coordenadora de Relações Sociais da Rumo, Carmen Maron, a repercussão ultrapassou o esperado.

“A gente esperava uma repercussão. Não do tamanho que alcançou. Estamos sabendo, inclusive, de caravanas de outros estados que estão vindo para Curitiba para ver a Maria Fumaça iluminada”, conta.

 

A Maria Fumaça, que foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária em parceria com a Rumo, é a única do clássico modelo Mallet 204 em circulação na América do Sul. Desde abril deste ano, a locomotiva esteve em Rio Negrinho, em Santa Catarina, onde realizou passeios turísticos sob a coordenação da Associação de Preservação Ferroviária.

Embora a locomotiva tenha dois vagões livres, não é possível embarcar no passeio. A Rumo não tem autorização para transportar passageiros. Para saber a hora exata é preciso ficar atento ao apito, característico da década de 40.

O som característico da Locomotiva movida a madeira de reflorestamento de eucalipto e água é o sinal para que centenas de pessoas se acumulem no entorno da linha férrea.

A empresa alerta porém para medidas de segurança, como respeitar uma distância mínima da linha do trem e não parar veículos nas proximidade.

Imagem cedida ao Paraná Portal pelo fotógrafo Daniel Castellano.
Imagem cedida ao Paraná Portal pelo fotógrafo Daniel Castellano.

Programação 

Até o dia 15, o roteiro começa sempre na Sede da Rumo (Rua Emílio Bertolini, 100, Vila Oficinas). A Maria Fumaça segue até o local descrito em cada data e retorna para a Rumo. A chegada na sede da Rumo tem ocorrido por volta das 21h30.

Isso significa que as pessoas podem observar também o retorno, que muitas vezes é até mais bonito, porque a noite destaca mais a iluminação da Mallet 204.

A partir do dia 18, será a vez de Paranaguá, Morretes e Lapa apreciarem a passagem da Maria Fumaça.  Informações atualizadas estão sendo divulgadas na página da Rumo no Facebook.

Dias 7 , 8 e 11/12 (quinta, sexta e segunda-feira)

– Sede da Rumo, Vila Oficinas – saída às 18h30
– Vila Betel
– Cajuru
– Capão da Imbuia
– Estância Pinhais (Pinhais)
– Centro (Pinhais)
– Jardim Amélia (Pinhais)
– Jardim Santa Mônica (Piraquara)
– Jardim Bela Vista (Piraquara)
– Vila Ipanema (Piraquara)
– Centro (Piraquara)
– Retorno Vila Oficinas (21h30).
Rumo – Pátio Iguaçu

Dia 10/12 (domingo)

– Sede da Rumo, Vila Oficinas – saída às 19h
– Alto Boqueirão
– Trajeto até São José dos Pinhais
– Retorno Vila Oficinas.
Rumo – Rio Branco do Sul

Dias 9 e 14/12 (sábado e quinta-feira)

– Sede da Rumo, Vila Oficinas – saída às 17 horas
– Cajuru
– Vila Betel
– Capão da Imbuia
– Jardim Botânico
– Rodoferroviária
– Cristo Rei
– Alto da XV
– Boa Vista
– Barreirinha
– Cachoeira
– Retorno Vila Oficinas (às 21h30)
Rumo – Pinhais

Dias 12 e 15/12 (terça e sexta-feira)

– Sede da Rumo, Vila Oficinas – saída às 19 horas
– Vila Betel
– Cajuru
– Capão da Imbuia
– Estância Pinhais (Pinhais)
– Centro (Pinhais)
– Retorno Vila Oficinas

Programação Maria Fumaça

Post anteriorPróximo post
Comentários de Facebook