O sonho da maioria

Elderly Woman Checking The Accounts While The Husband Adds Up The Figures On The Calculator
Elderly Woman Checking The Accounts While The Husband Adds Up The Figures On The Calculator

Como você, ouvinte, vai usar teu tempo depois de aposentado?
Esta pergunta foi feita a trabalhadores em atividade pela Transamérica Centro de Estudos de Aposentadoria.
A pesquisa apontou que 41% deles vão querer viajar muito, 22% passar mais tempo com a família e 17% dedicar-se a hobbies. Os 20% restantes afirmaram que querem continuar trabalhando, na mesma carreira ou em uma outra.
Duas conclusões que tiro do levantamento feito: primeira, os 20% que disseram que vão continuar em atividade por vontade própria representam um percentual elevado. É que a maioria dos que sonham com a aposentadoria pensam em relaxar, descansar, parar totalmente. Esses 20% provavelmente viverão mais que os 80% que afirmaram não querer mais trabalhar. Porque o que nos faz levantar todo dia é a sensação de utilidade e de que ainda temos objetivos na vida.
A segunda conclusão é que as atividades que 80% escolheram– viajar, ficar com a família e dedicar-se a um hobby- pressupõe receber renda sem trabalhar.
E aí eu faço a eles uma pergunta: o que eles estão fazendo hoje para poder se dar ao luxo de receber sem trabalhar no futuro?
Se me disserem que, além do INSS,poupam e investem uns 10% do salário líquido para isso, e o farão por 30 anos, muito bem. Os sonhos têm tudo para se tornarem realidade. Caso contrário, os sonhos vão virar pesadelo.
Consultas sobre finanças e previdência : (41) 3013-1483.