Comunicação Social e Detran treinam gestores públicos para interagirem com a comunidade

Foto: Divulgação AEN
Foto Paulo Rosa/AEN

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A Secretaria de Estado da Comunicação Social, o Detran-PR e a E-Paraná Comunicação estão oferecendo gratuitamente a gestores lotados em núcleos regionais do Governo do Paraná um treinamento para aperfeiçoar os conhecimentos e as habilidades de relacionamento entre servidores públicos, cidadãos e comunidades. A iniciativa surgiu a partir da percepção dos órgãos parceiros de que a comunicação pública não se restringe a ações de uma única secretaria ou departamento. Para eles, o contato direto que os núcleos regionais têm com a população do interior do Estado permite que o Governo esteja mais perto da realidade e da cultura local. “Neste momento, o cidadão está, de fato, comunicando-se com o poder público. Por isso, temos a obrigação de fazer desse canal de diálogo o mais eficiente possível”, explica o secretário da Comunicação Social, Marcio Villela.

O treinamento será realizado por videoconferência, em tempo real, com interação direta entre os ministrantes e os participantes de oito cidades paranaenses. A carga horária total será de 24 horas, distribuídas em oito módulos semanais de três horas cada. Inicialmente, serão ofertadas 314 vagas para composição de duas turmas. A ideia é que esta primeira etapa tenha início em 20 de março, e outras turmas possam ser abertas no segundo semestre de 2017.

TECNOLOGIA –

A utilização de uma metodologia a distância, por videoconferência e modular permitirá que o projeto não demande custos com deslocamento e hospedagens para participantes ou ministrantes, além de abrir a possibilidade de integrar e envolver simultaneamente núcleos de todas as regiões do Paraná.

O sistema adotado foi possível devido à participação do Detran-PR na iniciativa, por meio do projeto Ensino Sem Distância da Escola Pública de Trânsito da autarquia. Em operação desde 2014, a estrutura conta com 16 estúdios, sendo 11 na capital e os demais em Cascavel, Sarandi, Londrina, Umuarama e Ponta Grossa. Ao todo, são 60 salas localizadas por todo o Estado.

A estrutura já vem sendo usada para treinamentos e capacitações na área de trânsito, inclusive com cursos para agentes municipais e palestras educativas para usuários. Só em 2016, foram 404 palestras, 121 cursos de reciclagem para motoristas infratores e 95 treinamentos para servidores”, revela o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.

CONTEÚDO – À E-Paraná coube o planejamento do quadro programático e a conceituação dos módulos. “Nenhuma ação de Governo se justifica sem dar voz ao interesse público. Para isso, é preciso ouvir o cidadão, interagir com as comunidades e fazer de cada ponto de contato um canal efetivo de comunicação. Só assim a Comunicação Pública é capaz de cumprir sua missão e contribuir para o exercício pleno da cidadania”, afirma o diretor-presidente da E-Paraná, Glaucio Galize.

Entre os temas que serão abordados, além da própria discussão sobre comunicação pública, estão: relações comunitárias e interpessoais, relacionamento com a imprensa, opinião pública, e-governança, novas mídias e redes sociais. Os conteúdos serão produzidos e conduzidos pelo consultor em comunicação e mídias, jornalista e escritor, José Wille, com participação de profissionais de diversas áreas.