Lula poderia pegar de 31 anos a 124 anos de prisão

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esperneia pelos quatro cantos do Brasil, dizendo estar sendo perseguido, tentando mobilizar a militância petista, no sentido de que reaja contra uma eventual prisão sua, aguçou o jornalista Claudio Humberto que faz em sua coluna de hoje uma simulação sobre quantos anos Lula seria sentenciado: 31 anos caso seja condenado à pena mínima e até 124 anos. Veja o que escreve o jornalista:

Integrante da “Lista Janot”, indiciado pela Polícia Federal, denunciado pela Procuradoria-Geral da República e réu – por enquanto – em casos graves de corrupção, o ex-presidente Lula está sujeito de 31 anos de reclusão, caso seja condenado à pena mínima, a até 124 anos. Ele se diz “perseguido”, mas as acusações resultam de três operações da Polícia Federal, forças-tarefas distintas e três juízes federais diferentes.

Lula responde por corrupção passiva, tráfico de influência, lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito, obstrução da Justiça etc. Lula já foi indiciado por crime de obstrução da Justiça, na Lava Jato, e corrupção passiva no caso do tríplex no Guarujá. O ex-presidente também é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro em contratos da Odebrecht em Angola Somadas, as eventuais penas de Lula ultrapassariam mais de um século de cadeia, e o Código Penal ainda prevê agravantes. E multas.