O Paraná e a Itaipu nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Governador Beto Richa assina Termo de Adesão ao Movimento Nacional de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com a participação do diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna; do presidente da Copel, Antonio Sérgio de Souza Guetter; do diretor-presidente da Sanepar; Mounir Chaowiche; e pelo secretário estadual para Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno.
Curitiba, 08/08/2017.
Foto: Orlando Kissner/ANPr
Governador Beto Richa assina Termo de Adesão ao Movimento Nacional de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, com a participação do diretor brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Vianna; do presidente da Copel, Antonio Sérgio de Souza Guetter; do diretor-presidente da Sanepar; Mounir Chaowiche; e pelo secretário estadual para Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno. Curitiba, 08/08/2017. Foto: Orlando Kissner/ANPr

 Ao reforçar o empenho do Paraná para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a agenda global criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a ser atingida até 2030, o governador Beto Richa lembrou que o Paraná aderiu ao Movimento Nacional ODS, grupo formado para conscientizar e mobilizar a sociedade civil a respeito do tema, em agosto de 2016.

Ao citar a recuperação de rios, em especial o Iguaçu, Richa destacou a participação da Itaipu no processo: “A Itaipu se soma às ações que o Paraná vem fazendo para cumprir os objetivos estabelecidos pela ONU”. Para o presidente da Itaipu, Luiz Fernando Vianna, todo o trabalho da hidrelétrica é voltado para os ODS e a adesão ao movimento vai intensificar ainda mais essas ações. “Após 2014, quando a Itaipu teve a sua missão alterada, passou também a trabalhar incorporando os ODS, principalmente na questão do desenvolvimento econômico sustentável, responsabilidade social e turismo”, disse.

Os ODS compreendem 17 objetivos e 169 metas, como erradicação da pobreza, educação de qualidade, agricultura sustentável, consumo e produção responsáveis, gestão sustentável da água e paz e justiça. Já estão comprometidos com eles líderes mundiais de 193 Estados-Membros da ONU, inclusive o Brasil.

Diversos órgãos e entidades do Governo Estadual, como a Sanepar e a Copel, fazem parte do Movimento ODS. “Temos uma ação muito focada na preservação da água e dos rios, pois no momento em que garantimos água de qualidade e coleta e tratamento de esgoto adequados, estamos cuidando da saúde da população e preservando o meio ambiente”, disse o presidente da Sanepar, Mounir Chaowice. Ele integra a secretaria executiva do Movimento ODS, responsável por estabelecer parcerias, propor e avaliar ações de âmbito estadual para difundir os objetivos.