As 5 Drogas mais viciantes segunda a Ciência

pp74

Legais ou não, estas são as cinco drogas mais viciantes que o homem consome, de acordo com a ciência:

Nicotina: Os cigarros são fáceis de obter e parte do consumo ocorre em uma idade precoce.  As estatísticas indicam que um terço das pessoas que experimentam o cigarro ficarão dependentes dele. Ele é viciante assim porque fumar eleva rapidamente os níveis de dopamina no cérebro, entre 25 e 50%.

Barbitúricos: Essa droga é encontrada em medicamentos para regular a ansiedade e insônia e interfere nos sinais do cérebro causando sensações de euforia. É tão eficaz e rápido, que aqueles que o consomem tornam-se dependente deles e uma alta porcentagem vai continuar a tentar adquiri-los mesmo quando terminar algum tratamento.

Cocaína: 21% daqueles que a experimentam, embora somente uma vez, desenvolverão alguma dependência. A cocaína ativa rapidamente todos os setores do sistema de recompensa do cérebro por aumentar os níveis de dopamina três vezes mais do que o normal,

Álcool: O fácil acesso a essa substância psicoativa e sua aprovação social fazem com que as pessoas bebam sem qualquer culpa, mesmo que em excesso. 22%  das pessoas que experimentam bebidas alcoólicas tornaram-se dependentes. Seu consumo aumenta o nível de dopamina entre 40 e 360%.

Heroína: Uma droga altamente viciante e letal. Uma dose que ultrapasse somente cinco vezes o nível tolerado pode causar a morte. A heroína dispara os níveis de dopamina em até 200%. Normalmente o usuário de heroína já consumiu outras drogas antes.

Fonte: VIX e History