O Mosteiro Wat Thamkrabok na Tailândia para Reabilitação de Dependentes Químicos.

pp71

O Mosteiro Wat Thamkrabok na Tailândia para Reabilitação de Dependentes Químicos.

 

Situado na Tailândia no distrito de Phra Phutthabat, na província de Saraburi, encontra-se o Mosteiro Budista de Wat Thamkrabok,e já foi considerado o regime mais difícil de reabilitação de drogas no mundo. Com um programa baseado em um Sajja, ou voto sagrado, para não usar substâncias intoxicantes, juntamente com um tratamento medicinal à base de ervas asiáticas usadas para o relaxamento, o vômito induzido e o consumo de uma poção secreta de desintoxicação composto por vários tipos de plantas, já ultrapassou o número de 110 mil pacientes atendidos no programa desde seu início em 1959.

O Budismo acredita que alguém é totalmente responsável por suas ações e consequências, a desintoxicação física é apenas 5% do processo de cicatrização, os outros 95% cabe ao paciente. Portanto ele deve ter a chance de confrontar-se com a finalidade de organizar sua vida, o caminho geralmente leva à construção da força de vontade e, após algum tempo de prática séria, a visão sobre o que fazer na vida aparece espontaneamente, isto é decisivo, se você não usa o potencial que está dentro de você de uma maneira boa, ele se tornará destrutivo.

A desintoxicação das drogas significa duas coisas: 1) a retirada dos venenos do corpo e 2) a retirada da alma do gueto da escuridão cujo processo se inicia assim que se impede o breu nutricional com o pensamento, a fala, a linguagem e ações corporais e no momento que se começa  a nutrir o que é bom e leve com pensamentos, fala, linguagem e ações corporais. Requer, a desintoxicação das drogas, quatro componentes: 1) a desintoxicação total do corpo, 2) o confronto mental com si mesmo e a própria situação, que pode levar a mudanças fundamentais da vida, 3) ferramentas para aguentar a força de vontade e 4) a percepção de que a busca e a realização de tarefa vital serão um esforço a longo prazo. Para se viver uma vida satisfatória precisa-se de mais do que uma luta contra as drogas, a pessoa precisa de um objetivo positivo e, assim que esta pessoa encontrou sua tarefa vital construtiva, bem como a força de vontade para realizá-la, as drogas não mais serão necessárias.

O tratamento que, geralmente, dura entre 10 e 28 dias não tem custo algum, mas o paciente terá que pagar por sua comida, bebida e cuidar dos seus pertences e também da limpeza de onde dorme e do banheiro. AVISO: os adictos só podem ser admitidos no mosteiro para reabilitação somente uma vez e não se deve ir a Wat Thamkrabok até se ter a certeza de que realmente deseja ser livre de seus vícios e estar 100% comprometido em ser livre das drogas e do álcool. O Sajja é um voto sagrado e está lá para todos, não se limita a qualquer sistema específico, religião ou crença.