Aprovado projeto que autoriza patrocínio do carnaval por empresas de bebidas alcoólicas

Câmara Municipal de Curitiba

BandNewsCuritiba

Com 25 votos favoráveis e dois contrários, o projeto que autoriza o patrocínio do carnaval por empresas produtoras e distribuidoras de bebidas alcoólicas, especialmente cervejarias, foi aprovado em primeiro turno nesta segunda-feira (7) no plenário da Câmara de Curitiba.

O projeto altera uma lei de 2012 que declara o carnaval de Curitiba como festa oficial. Com a mudança, as escolas de samba devem complementar as formas de patrocínio para financiar o carnaval. Depois de votação em segundo turno, o projeto deve ir para sanção ou veto do prefeito Rafael Greca, do PMN.

Hoje uma lei municipal veda anúncios desse tipo no carnaval. Um dos itens da lei atual diz que “é proibida a propaganda de produtos fumígenos, derivados ou não do tabaco e de bebidas alcoólicas”.

No projeto, o vereador Beto Moraes, do PSDB, suprime a referência às bebidas, mantendo a vedação ao cigarro. Se o plenário acatar a mudança em segundo turno, as agremiações carnavalescas passariam a dispor da área dos desfiles para a arrecadação de recursos com esse tipo de propaganda.