Berro de Carnaval abre festas de rua em Curitiba; veja programação

Foto: Melito Foto / divulgação / Facebook  / Berro de Carnaval
Foto: Melito Foto / divulgação / Facebook / Berro de Carnaval

O pré-carnaval independente de Curitiba será aberto nesta semana. No próximo sábado (13), será realizado o ‘Berro de Carnaval’, na Rua São Francisco, a partir das 16h20.

A chamada para o evento convida a comunidade para “passar vergonha no pior melhor bloco da cidade”. Quem dá o grito de Carnaval de Curitiba é o Bloco “10afinados & daí”, em frente ao Bar do Fogo. O evento pede fantasias, purpurina, confetes e serpentinas.

Segundo o dono do Bar do Fogo, Fredy Ferreira, desde 2015, o grito de carnaval em Curitiba, chamado de Berro de Carnaval, ocorre na Rua São Francisco. “Abertura do pré-carnaval de Curitiba. Adeptos são os pré-carnavais  de Curitiba. A ideia do evento é simplesmente levar o pessoal a curtir o carnaval, para se divertir mesmo. Diziam que Curitiba não tinha carnaval, antigamente não tinha, mas hoje tem mais de 15 blocos na cidade”, aponta.

No último ano, o Bar do Fogo teve problemas com a fiscalização. O local se caracterizava como um bar que servia de suporte para ocupação das ruas. O bar precisou passar por adaptações. O Berro de Carnaval acontece na rua, mas continua integrado com os bares.

“Nossa legislação é bem ultrapassada, na verdade. Apesar de tudo isso, a gente se adaptou, regularizou, fez isolamento acústico. O bar que era aberto agora se tornou um Pub e não tivemos mais problema com a fiscalização. O Bar do Fogo, né? Tem outros bares que continuam problemas”, afirma.

Em 2017, a gestão da prefeitura passava por transição e chegou a cancelar a programação oficial. Houve ações de fiscalização com atução mais rigorosa contra os eventos.

Neste ano, com uma trégua entre prefeitura e grupos culturais, os eventos começaram a ser organizados com vários meses de antecedência.

Foto: Julio Garrido

Foto: Julio Garrido

Garibaldis & Sacis

Na programação oficial do pré-carnaval e carnaval de Curitiba, com apoio da prefeitura, o primeiro evento é o Garibaldinhos, com destaque para crianças, com o bloco Garibaldis e Sacis, no dia 21, nas Ruínas do São Francisco.

No dia 28 de janeiro, um domingo, tem a saída do Garibaldis & Sacis na Rua Marechal Deodoro, com Trio Elétrico. Marcel Cruz, um dos cantores da banda, afirma que o grupo valoriza todas as saídas, independentes ou com apoio da prefeitura.

“Todos os dias são principais, né? Talvez esse [da Rua Marechal Deodoro] tenha mais mídia, mais holofotes. Mas, assim, pra gente, todos tem o mesmo peso e medida. Inclusive, os de rua – que não têm todo esse ‘glamour’ que acabou sendo criado, com trio elétrico grande – a gente sai com a nossa pipoqueira [carrinho de som improvisado] e a nossa bateria. Com isso a gente faz a festa em qualquer lugar. A cidade está cheia de blocos, né?”, aponta.

No dia 4 de fevereiro (domingo) os Garibaldis e Sacis saem no Sítio Cercado, também com anúncio da prefeitura como evento de pré-carnaval.

Feriado de Carnaval

Já durante o feriado de carnaval, no sábado (10) haverá o desfile das escolinhas de samba no meio da tarde, com baile infantil. Os desfiles das escolas de samba começam no início da noite.

Foto: Bruna Teixeira / colaboração

Foto: Bruna Teixeira / colaboração

No domingo (11) tem a saída do Zombie Walk, a caminhada zumbi, a partir do meio-dia, na Boca Maldita, com passeata passando pela Praça Generoso Marques, onde haverá flash mob em frente ao Paço Municipal, e chegada na Praça Nossa Senhora de Salete, onde haverá shows.

Na segunda-feira de carnaval (12) tem o Psycho Carnival, um festival de rock, aberto e gratuito nas Ruínas do São Francisco, a partir do meio-dia, com encerramento à noite. Na noite de segunda-feira (12), o festival continua, mas fechado no Jokers Pub.

Antes disso, diversos blocos de carnaval (Curitiba cerca de 20 blocos consolidados) realizam ensaios e eventos independentes de pré-carnaval.

Confira os blocos já programados para sair às ruas neste pré-carnaval/carnaval de Curitiba:

1- Saí do armário e me dei bem (12 e 26 de jan – Paço da liberdade)
2- Garibaldis e Sacis (20, 21, 27 e 28 de jan e 3 e 4 de fev)
3- 10afinados & daí? (13, 20, 27 de jan e 3 e 17 de fev – Funerária da Rua São Francisco, em frente ao Bar do Fogo)
4- Bloco Burlesco Cachorras (19 de jan e 2 de fev Bar da Paulina – Rua Jaime Reis)
5- SiriBloco (11 de jan – Erva Doce Bar – Rua Paula Gomes)
6- Bloco Carnavalesco Segura O CUritiba (13 de jan – Fidel Bar – Rua Jaime Reis e 11 de fevereiro no Largo das Artes)
7- Baton Barato
8- Vaca Cherry
9- Urso do Seu Lourenço (13 de fevereiro)
10- Bloco Caiu no Cavalo Babão
11- Adorei as Almas (quarta-feira de cinzas)
12- Bloco Brasilidades e Juana Profunda (21 de janeiro – em frente ao Samba Pastel & Birita – Rua São Francisco)
13- Bloco da Bici
14- Vem amor
15- BatuCannabis
16- Unidos do Botão
17- Pretinhosidade
18- Malditos e Marginais

Com informações de Dayana Luiza