Cemitério Municipal terá visita guiada neste sábado

Foto:Cido Marques/FCC
Foto:Cido Marques/FCC

Será realizado neste sábado (15)  visita monitorada ao Cemitério São Francisco de Paula, o Cemitério Municipal, em Curitiba, às 9h.

A visita será comemorativa pelo Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Celebrada em 18 de abril, a data foi criada pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (Icomos) para dar visibilidade ao patrimônio cultural.

A idealizadora da visita é a pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi. Ela explica que durante o trajeto deste sábado serão abordados temas como os referenciais arquitetônicos, o conceito de patrimônio, assim como a trajetória dos sepultados nos túmulos visitados.

O encontro terá como foco as construções monumentais presentes no cemitério, abrangendo mausoléus e jazigos-monumento, como as réplicas de túmulos presentes em cemitérios fora do Brasil. “É o caso dos jazigos do coronel João Gualberto e do empresário José Hauer, da pirâmide da família Glasser e do mausoléu da família de Affonso Camargo”, diz Clarissa.

Não é permitido filmar ou fotografar os túmulos sem autorização.

Como o número de participantes é limitado é preciso fazer agendamento pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, na inscrição informar o nome completo e R.G.

História

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula é o primeiro cemitério de Curitiba. Foi inaugurado em 1 de dezembro de 1854 pelo presidente da Província, Zacarias de Góes e Vasconcellos. Possui uma área com 51.414m2, com 139 quadras, 5.743 túmulos e mais de 80 mil sepultamentos realizados.

O túmulo mais conhecido é o de Maria Bueno. No dia de finados, o números de visitantes ao cemitério é superior a mil pessoas.

Serviço: Visita guiada ao Cemitério Municipal

Local: Praça Padre João Sotto Maior, São Francisco,

Data: sábado (15/04), às 9h

Inscrições: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br