Sol deve voltar aos poucos, mas a chuva vai continuar em Curitiba

tempestades
Do Metro Jornal

Os últimos dias na capital paranaense em quase nada fizeram jus ao verão. Desde terça-feira, o sol sequer apareceu, a temperatura ficou abaixo dos 20ºC em boa parte dos dias e a chuva foi constante, caindo ou ameaçando cair a qualquer instante. “Tem bastante umidade sobre o Estado, por isso o tempo fechado dos últimos dias. A Zona de Convergência do Atlântico Sul, que vem da Amazônia e normalmente atua sobre o Sudeste, desceu um pouco mais e veio para o Paraná. É mais difícil ter aqui, mas em São Paulo e no Rio é comum nesta época”, explica o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.

No resto desta semana e durante o fim de semana pouca coisa deve mudar, segundo a previsão do instituto. De acordo com Jacóbsen, a partir de hoje teremos aberturas de sol que devem acontecer pelo menos até domingo.

Isto deve se refletir diretamente na temperatura, já a máxima que ontem foi de 21ºC pula para 24ºC hoje e 29ºC amanhã. No fim de semana, contudo, ela volta para a casa dos 24ºC. Apesar do tímido retorno do sol, a chuva não irá embora e deve cair em todos os próximos dias – e sem garantias de que pare em algum momento na semana que vem. Então, prepare a jaqueta e o guarda-chuva.

Litoral

A previsão para o litoral paranaense até domingo é similar à da capital na questão da chuva, porém para tristeza dos veranistas, o sol deve aparecer ainda menos que aqui. O céu nas praias tende a ficar encoberto durante boa parte dos dias, com a temperatura variando de 22ºC a 32ºC.