Coleta de sangue no Hospital de Clínicas está paralisada

Foto: ANPr
Foto: ANPr
Repórter Fábio Buchmann da CBN Curitiba

O serviço de coleta de sangue no Hospital de Clínicas (HC) foi paralisado nos últimos dias. De acordo com o Sinditest, sindicato que representa os servidores técnico-administrativos do Hospital, a suspensão ocorreu por causa da infraestrutura precária no setor.

Soraya Gilber, uma das coordenadoras do sindicato, garantiu que o problema foi provocado pela falta de material. Ela alega que não há bolsas para a coleta de sangue e que a paralisação não tem relação com a greve dos funcionários do Hospital.

“O atendimento ao paciente continua, não pode parar um serviço 24 horas. O que está paralisado – não é por conta da greve – é por falta de material, das bolsas de sangue para atender o doador. Então, os doadores de sangue serão atendidos duas vezes na semana, nas terças e quintas se não me engano, porque está faltando material dentro do Hospital de Clínicas”, afirmou.

A assessoria de imprensa do Hospital de Clínicas informou que a paralisação ocorreu por causa da paralisação dos servidores. Seis funcionários do local teriam paralisado as atividades. O HC informou que o estoque do Hospital é suficiente para atender a demanda, mas caso o serviço continue paralisado, pode começar a faltar sangue para transfusões e realização de cirurgias.

A orientação é para que os doadores procurem o Hemepar, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná. Fica na Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV.