Defesa Civil alerta para temporais durante o final de semana em Curitiba

Foto: Rodolfo Buhrer/Paraná Portal
Foto: Rodolfo Buhrer/Paraná Portal

A Defesa Civil de Curitiba está em alerta devido à possibilidade de chuva intensa na capital durante o final de semana. De acordo com o Simepar, uma área de baixa pressão mantém a umidade elevada e, aliado a temperatura alta, induz o desenvolvimento de áreas de tempestades entre a tarde a noite. A maior intensidade de chuvas deve atingir Curitiba e Região Metropolitana.

As pancadas devem ser rápidas e surgir de forma repentina e forte. A intensidade pode variar significativamente dentro da cidade.

Foto: Reprodução/Simepar

Foto: Reprodução/Simepar

No domingo (8) deve fazer muito calor durante o dia e as pancadas de chuvas devem ocorrer a tarde, com ventos fortes e muitos raios.

Recomendações

A Defesa Civil orienta a população sobre como agir durante temporais. Em casos de emergência o ideal é ligar para o Corpo de Bombeiros (193), para a Guarda Municipal e para o próprio órgão (153).

A população deve evitar se abrigar embaixo de árvores, uma vez que há risco de queda de galhos. Também é indicado não ficar parado sob estruturas metálicas nem ao lado de postes de energia – podem ocorrer quedas ou rompimento de fios de alta tensão. A utilização de telefone celular ao ar livre durante uma tempestade pode atrair raios.

Em caso de inundações ou alagamentos, não se deve tentar atravessar os pontos nem a pé nem de carro, moto ou bicicleta. A água pode esconder algum buraco, o que pode resultar em acidentes graves. Em caso de inundações maiores também há o risco de a correnteza arrastar a pessoa e o veículo. Se for possível, o motorista deve estacional em um local seguro com as luzes e o alerta do carro ligados.

Durante um temporal, a principal recomendação é que a pessoa espere a chuva passar, de preferencia em um abrigo (num mercado, loja ou em casa, por exemplo). Também é aconselhável tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada.