Desfile em Curitiba recebe 40 mil pessoas

Foto: AEN
Foto: AEN

AEN

Um público formado por cerca de 40 mil pessoas é esperado no desfile cívico-militar de 7 de Setembro, nesta quinta-feira, na avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico de Curitiba, a partir das 9 horas. O evento, que encerra as comemorações pelos 195 anos da Independência do Brasil, é organizado pelo Governo do Estado e pela 5ª Divisão de Exército, em parceria com a Liga da Defesa Nacional.

O desfile começa por grupamentos cívicos, que tem a participação da Liga da Defesa Nacional, grupos de escoteiros, de cinco escolas municipais e 13 colégios estaduais, além de entidades civis, sociais e culturais e clubes de serviço. Neste ano, a participação de alunos da rede pública estadual, incluindo as bandas de estudantes, comemora os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação, criada em 1947.

A partir das 10 horas, as Forças de Segurança do Estado iniciam seu desfile, com a participação de militares da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Alunos do Colégio Militar de Curitiba, do Colégio da Polícia Militar do Paraná, cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, da Academia Militar do Guatupê e dos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva também desfilam. A marcha é encerrada com a frota motorizada de viaturas civis e militares e com as cavalarias da Polícia Militar do Paraná e do Colégio Militar de Curitiba.

TRÂNSITO – Em função do desfile, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) fará bloqueios em diversas ruas do Centro Cívico, a partir das 6 horas. Confira AQUI as ruas que terão alterações.