Guerra de balões no Barigui ameaça animais, alerta prefeitura

Foto:Cesar Brustolin/SMCS
Foto:Cesar Brustolin/SMCS

A brincadeira de criança virou um evento. O público esperado fugiu do controle e agora a Prefeitura de Curitiba divulga o alerta.

A 1ª Guerra de Bexigas d’água marcada pelas redes sociais para este domingo (15) no Parque Barigui, em Curitiba, surpreendeu os organizadores que não previam tanto interesse. Até a tarde desta quarta-feira eram mais de 5mil confirmados e quase 40 mil interessados.

“As bexigas d’água ficam por conta de cada um que quiser participar, desde que se comprometa a limpar a sujeira após a brincadeira”, diz a postagem.Capturar

Risco para os animais

A Prefeitura alerta a população e os interessados em comparecer ao evento que os fragmentos de borracha das bexigas podem intoxicar e até matar animais que vivem no parque.

Segundo a administração municipal, o parque Barigui abriga aves e pequenos mamíferos que podem ingerir as bexigas. O material pode engasgar, intoxicar e até provocar a morte dos animais.

Além do alerta, a Prefeitura informa que não recebeu pedido oficial para autorizar a realização do evento. De acordo com a legislação de uso de espaços públicos de parques e praças, quem quiser promover eventos nestes locais deve solicitar autorização na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no mínino 45 dias antes do evento.