Instalação de câmeras é tema de reunião do Comitê de Segurança no Transporte

Foto: Rodolfo Buhrer/Paraná Portal

BandNewsCuritiba

A instalação de câmeras nos veículos do transporte coletivo será o tema principal da próxima reunião do Comitê de Segurança no Transporte Coletivo, no dia 17 de agosto.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, um levantamento completo sobre o assunto está sendo elaborado, com apoio da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos.

O objetivo é avaliar como a medida tem sido adotada em outras cidades do país. Segundo o Setransp, na Auto Viação São José, são 35 câmeras instaladas. Em 2011, quando o processo de colocação das câmeras começou, eram 142 assaltos ao ano em ônibus da empresa.

Em 2016, foram 52 assaltos. As empresas afirmam que a redução está ligada a um conjunto de medidas implantado, como a aproximação com a Polícia Militar e a Guarda Municipal por meio de um protocolo de ações, o detalhamento cada vez mais minucioso dos atos de violência, com registros de boletins de ocorrência, para ajudar na captura dos criminosos e a redução da circulação de dinheiro dentro dos coletivos com o aumento do uso do cartão transporte.

As empresas afirmam em nota que não têm poder para atuar na segurança pública, mas podem e já contribuem com o mapeamento dos locais com mais incidência de assaltos para que os órgãos competentes possam, quando possível, agir preventivamente ou, quando necessário, realizar a prisão dos bandidos.

Diversas propostas para aumentar a segurança nos ônibus vêm sendo analisadas desde que o Comitê de Segurança no Transporte Coletivo foi criado.