Mutirão remove pichações em lojas no calçadão da XV de Novembro

Foto: Joyce Carvalho
Foto: Joyce Carvalho
Redação com CBN Curitiba

Contra pichações, um grupo de empresários e comerciantes do calçadão da Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba, decidiu se unir para remover as marcas do vandalismo das fachadas, neste domingo (16),

Os empresários pedem que toda a população denuncie os casos, para tentar inibir este tipo de ação. Segundo o comerciante Marcos Teixeira da Silva, que tem uma loja no calçadão da rua XV de Novembro, a sensação é de se sentir lesado.

Foi o que aconteceu na manhã deste domingo com o empresário Camilo Turmina, vice-presidente da Associação Comercial do Paraná. Ele soube de mais uma pichação na loja próxima à dele, também no calçadão da XV de Novembro, feita durante a manhã. E a ação dos pichadores foi em uma porta que é pintada frequentemente por este motivo. “Eles procuram atuar na noite e de madrugada. A nossa ronda, que tem estado aqui todas as noites, tem espantado e afastado alguns pichadores, mas o que percebemos é que eles usam outros horários”, diz Turmina.

São poucas as fachadas de lojas que não têm qualquer sinal de pichação neste trecho de uma das vias mais conhecidas da cidade. Para Camilo Turmina, o calçadão da XV de Novembro é um shopping a céu aberto, com uma circulação intensa de pessoas. “Aqui circulam 100 mil pessoas por dia. É o nosso ponto de encontro. É o coração da cidade. Temos que manter ele forte, pujante, bonito, vibrante e cuidar”, declarou.

A ação para remover as pichações foi promovida pela Associação Comercial do Paraná e contou com a participação de integrantes da entidade e voluntários.

Nanotecnologia

Uma das novidades neste trabalho foi a aplicação de um produto especial, com nanotecnologia e 100% ecológico. O objetivo foi a remoção de pichações de um painel do artista Poty Lazzarotto, na esquina da XV de Novembro com a Marechal Floriano Peixoto. Antonello Bonaccorsi foi o responsável por aplicar a técnica. Segundo Bonaccorsi, quanto mais antigas as pichações, mais difícil é para removê-las. A empresa dele também será a responsável pelo trabalho de limpeza, remoção das pichações e a impermeabilização de obras artísticas na Praça Dezenove de Novembro.