Programa promete castração para 2 mil animais em Curitiba

Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Foto: Cesar Brustolin/SMCS
Redação com BandNews FM Curitiba

A partir da próxima quarta-feira (26), dois castramóveis dão início ao Programa Municipal de Castração de Curitiba. Os primeiros bairros que devem receber o atendimento ficam na regional da Cidade Industrial de Curitiba, já que o local foi o que teve o maior número de inscrições feitas até o momento. Depois, no dia 7 de agosto, os castramóveis vão para a regional do Boa Vista.

De acordo com a Prefeitura, mais de 2 mil animais devem ser castrados nos próximos dois meses. As inscrições devem ser feitas pelos responsáveis pelos animais por meio do site: www.protecaoanimal.curitiba.pr.gov.br.

De acordo com a chefe da Rede de Proteção Animal, Vivien Midori, a cirurgia de castração não oferece riscos aos animais e proporciona uma melhor qualidade de vida aos animais. “Existe um risco anestesico, assim como qualquer pessoa e procedimento. Importante é que o animal esteja bem de saúde, se possível vacinado e desverminado. No dia, ele vai passar por um exame físico prévio. No meu ponto de vista, ela [a cirurgia de castração] só traz benefícios”, conta.

As castrações serão feitas inicialmente nos cães e gatos de famílias que são beneficiadas pelos programas sociais, como Armazém da Família e Bolsa Família. Só poderão ser cadastrados os animais que tem entre cinco meses e oito anos e originários de Curitiba.