Turismo aposta em Oktoberfest e Vale do Pinhão

Oktoberfest Curitiba
Oktoberfest Curitiba / Divulgação

Brunno Brugnolo, Metro Jornal Curitiba 

A 23ª edição do Salão Paranaense de Turismo, ocorrida na semana passada, serviu para o lançando de novas atra- ções para o Estado. Segundo o presidente da Abav (Associação Brasileira das Agências de Viagem do Paraná), Pedro Kempe, a grande aposta para Curitiba neste ano é a Oktoberfest, além do projeto ‘Vale do Pinhão’, iniciativa da prefeitura de Curitiba que visa implantar uma espécie de “Vale do Silício” na capital.

Em 2017, a festa cervejeira teve garantida a sua 2º edi- ção em Curitiba, mas ainda ganhou primeiras edições em diversas cidades, no ‘Circuito Oktoberfest Paraná 2017’. O lançamento contou até com confraternização no salão da Expo Unimed, sede do evento. “Pela primeira vez ocorreu uma confraternização no local do Salão, fechando de fato mais um evento realizado”, comemora Kempe.

Integração

A feira busca promover a qualificação profissional através de palestras, painéis e eventos paralelos ligados à tecnologia e inovação, além de gerar visibilidade para o turismo em regiões menos procuradas do Paraná e do Brasil. A Abav estima que 23 mil pessoas participaram da última edição.

Simultaneamente, ocorre a 13ª Mostra de Regiões Turísticas do Paraná, evento que tem como objetivo promover o Estado como destino. “Além de incentivar o turismo no Paraná, podemos promover o encontro de todas as regiões turísticas do Brasil”, explica Kempe.

O Paraná se divide em 14 regiões turísticas: Campos Gerais; Cataratas do Iguaçu; Corredores das Águas; Ecoaventuras e Histórias e Sabores; Entre Morros e Rios; Rotas do Pinhão; Lagos e Colinas; Litoral do Paraná; Norte do Paraná; Norte do Pioneiro, Riquezas do Oeste; Terra dos Pinheirais; Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.