Faturamento bruto da agropecuária paranaense cresce 4% acima da inflação

Foto: Cleverson Beje-FAEP/Arquivo ANPr
Foto: Cleverson Beje-FAEP/Arquivo ANPr

O Valor Bruto da Produção Agropecuária Paranaense foi 4% maior em 2015 do que em 2014. Os dados foram divulgados hoje (terça) pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Em 2015 o faturamento chegou a 77 bilhões e 800 milhões de reais. Em 2014 o valor foi de 75 bilhões de reais, já descontada a inflação. A safra recorde de grãos, que no ano passado atingiu a marca de 38 milhões de toneladas de grãos, e o bom desempenho do segmento avícola foram os setores que mais impulsionaram o faturamento no campo. Os produtos que mais contribuíram para o resultado foram a soja, frango de corte e o milho. Segundo o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, a expectativa é que nesse ano o valor bruto da produção chegue a 80 bilhões de reais.

“De outubro do ano passado até março deste ano, nós tivemos um dilúvio, depois tivemos um abril mais seco da história recente, depois maio e junho chuvosos e com geada. E agora, depois de 30 anos que só vinha reduzindo essa área de cultivo na primavera, esse ano vamos ter um crescimento bastante expressivo”, afirmou em entrevista à BandNewsCuritiba.

A região que mais contribuiu para os números de 2015 foi o Oeste, onde o faturamento bruto da agropecuária da região alcançou 17 bilhões e 200 milhões de reais. O resultado foi impulsionado pela safra de grãos, especialmente maior produção de milho.