Islândia e Sérvia garantem vaga na Copa do Mundo

islândia

Sensação do futebol europeu nos últimos anos, a Islândia segue fazendo história. Depois de surpreender o continente ao alcançar as quartas de final da última Eurocopa, eliminando, para isso, a Inglaterra nas oitavas, os jogadores da pequena ilha de pouco mais de 300 mil habitantes terão, agora, a oportunidade de mostrar seu futebol para o mundo. Nesta segunda-feira, a seleção da ilha de gelo venceu Kosovo por 2 a 0, garantindo o primeiro lugar do grupo I das eliminatórias europeias e a classificação inédita para a Copa do Mundo do ano que vem, na Rússia. Com o feito, a Islândia passará a ser o menor país a disputar o mundial.

No mesmo grupo, a Croácia venceu confronto direto com a Ucrânia, fora de casa, e ficou com o segundo lugar do grupo, o que lhe dá o direito de disputar uma vaga na repescagem. Já eliminadas, Finlândia e Turquia empataram em 2 a 2.

Sérvia também conquista vaga

Outra seleção que carimbou o passaporte para a Rússia nesta segunda-feira foi a Sérvia. Dependendo só de si, a ex-república iugoslava bateu a Geórgia por 1 a 0 e assegurou o primeiro lugar do Grupo D, confirmando a vaga no Mundial. Neste grupo, a Irlanda disputará a repescagem após vencer, nesta segunda-feira, a seleção de País de Gales por 1 a 0 fora de casa, em partida que valia o segundo lugar do grupo. A Áustria encerrou sua participação nas eliminatórias vencendo a Moldávia por 1 a 0.

As seleções do Grupo G entraram em campo nesta segunda-feira com a situação já definida: Espanha garantida na Copa e Itália com vaga na repescagem. Nas partidas da última rodada, os espanhóis venceram Israel por 1 a 0, enquanto os italianos fizeram o mesmo placar na Albânia. Para fechar o grupo, a Mcedônia bateu Liechtesntein por 4 a 0.

Com a classificação de Islândia e Sérvia, já são 17 as seleções confirmadas na Copa do Mundo do ano que vem. Confira:

Rússia

Brasil

México

Costa Rica

Alemanha

Bélgica

Espanha

Inglaterra

Polônia

Islândia

Sérvia

Coréia do Sul

Japão

Arábia Saudita

Irã

Egito

Nigéria