Portugal e França carimbam passaporte para a Rússia. Holanda está fora

Roger Pereira

Terceira colocada da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, a Holanda não vai para a Copa da Rússia, no ano que vem. Os holandeses terminaram em terceiro lugar o grupo A das Eliminatórias europeias e estão eliminados. Neste grupo, a França confirmou o favoritismo e garantiu a vaga direta para o mundial, enquanto a Suécia disputará a repescagem.

A França chegou à última rodada dependendo apenas de seu resultado para assegurar a classificação. E com uma missão que não era das mais difíceis: vencer Belarus em casa. A tensão pela obrigação da vitória, no entanto, fez o jogo tornar-se mais complicado do que se apresentava, e os franceses asseguraram a classificação com uma vitória por 2 a 1.

A Holanda precisava de um milagre para chegar à repescagem: golear a Suécia por mais de 6 gols de diferença. Jogando em casa, até conseguiu a vitória, mas o 2 a 0 foi insuficiente para tirar a vantagem dos suecos no saldo de gols.

Portugal garante vaga em casa


O saldo de gols também foi decisivo para Portugal conquistar sua vaga direta na Copa do mundo. Em confronto direto pelo primeiro lugar do Grupo B, os portugueses bateram a Suíça por 2 a 0, em casa e chagaram aos mesmos 27 pontos (nove vitórias e uma derrota) do rival, terminando a eliminatória na liderança graças ao saldo de gols (28 a 16). Com a derrota, os suíços jogarão a repescagem.

Com a Bélgica já garantida na Copa, a atração do Grupo H nesta última rodada era a disputa pelo segundo lugar no grupo e a consequente naga na repescagem. A Bósnia até fez sua parte, ao vencer a Estônia fora de casa, por 2 a 1. Mas, para continuar com chances de disputar sua segunda Copa, os bósnios precisavam de um improvável tropeço da Grécia diante da lanterna Gibraltar, o que não aconteceu. 4 a 0 para os gregos, que se garantiram na repescagem.

Como havia nove grupos nas eliminatórias europeias e apenas oito vagas para a repescagem, o pior entre os segundos colocados acabou eliminado. Quem sobrou foi a Eslovênia, segunda colocada do Grupo F, o da Inglaterra, com 18 pontos.

Agora, Suécia, Suíça, Irlanda do Norte, Irlanda, Dinamarca, Itália, Grécia e Croácia disputarão quatro vagas no sistema mata-mata. O sorteio dos confrontos ocorre na próxima terça-feira.

Com as classificações de França e Portugal, são 19 as seleções já classificadas para a Copa da Rússia. Confira a lista:

Rússia

Brasil

México

Costa Rica

Alemanha

Bélgica

Espanha

Inglaterra

Polônia

Islândia

Sérvia

França

Portugal

Coréia do Sul

Japão

Arábia Saudita

Irã

Egito

Nigéria

Post anteriorPróximo post
Roger Pereira
Repórter do Paraná Portal
Comentários de Facebook