CBF sorteia confrontos das primeiras fases da Copa do Brasil

Fernando Alves/CBF
Fernando Alves/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizou o sorteio dos confrontos da primeira fase e o chaveamento da Copa do Brasil de 2017, até a quarta fase, na manhã desta quinta-feira (15). O proximo sorteio será realizado no ano que vem com os clubes brasileiros que estão na Copa Sul-Americana, os campeões da Série B de 2015, da Copa do Nordeste e da Copa Verde.

Disputada desde 1989, essa pode ser a primeira vez na história da competição que haverá confronto entre equipes paranaenses. O Coritiba e o Paraná Clube foram sorteados para a mesma chave e podem se encontrar na terceira fase. Nos primeiro confronto, o Coritiba enfrenta  o Vitória da Conquista-BA. Se vencer, o Alviverde encara o vencedor da disputa entre o ASA-AL e Ferroviária-SP. Já o Tricolor, na primeira fase, enfrenta o São Bento-SP. Quem vencer enfrenta a equipe vencedora do duelo entre Sergipe e Bahia.

O terceiro representante do estado é o Londrina. A equipe do norte do Paraná vai até Tocantinis enfrentar o Gurupi na primeira fase. Se vencer, a equipe vai enfrentar o vencedor de Oeste x Figueirense. O PSTC, que disputa a Copa do Brasil pela primeira vez, vai enfrentar o Ypiranga-RS, que está na Série C do Brasileirão.

Já o Atlético-PR, quinto representante do Paraná, vai entrar na Copa do Brasil apenas nas oitavas de final. Isso porque o Furacão vai disputar a Libertadores da América do ano que vem.

Mudanças na Copa do Brasil

Pela primeira vez, a Copa do Brasil será disputada em jogos únicos até a terceira fase. Nas duas fases iniciais do torneio a classificação será disputada em jogo único. Na primeira, a equipe melhor posicionada no Ranking Nacional de Clubes da CBF terá a vantagem do empate para garantir a classificação e o jogo será na casa do menor rankeado. Na segunda fase, em caso de empate, o time classificado será conhecido através das cobranças de pênaltis.

Clique para ampliar | Divulgação / CBF

Clique para ampliar | Divulgação / CBF