Ceará empata com o Figueirense e deixa caminho aberto para o Paraná

Foto de Lucas Moraes/CearaSC.com

Vindo de quatro vitórias seguidas, e embalado pelo triunfo no confronto direto contra o Paraná Clube, o Ceará foi surpreendido pelo Figueirense (que briga contra o rebaixamento) na noite desta sexta-feira, na abertura da 31ª rodada Série B do Campeonato Brasileiro. Com um gol no último minuto o Vozão arrancou um empate em 2 a 2, em Fortaleza, deixando o caminho livre para o Paraná reassumir a vice-liderança do campeonato, caso vença o América-MG neste sábado.

A partida começou em ritmo alucinante e, com cinco minutos de jogo, já tinham sido marcados dois gols. Quem abriu o placar foram os visitante, aos quatro minutos, num contra-ataque puxado por Jorge Henrique, que Dudu Vieira conclui para o gol. Um minuto depois o Vozão empatou. Ricardinho cobrou falta de muito longe, a bola desviou em três defensores do Figueira e sobrou para Lima marcar.

Mas a noite era de Dudu Vieira. Foi dele, também, aos 36 minutos do segundo tempo, o segundo gol do Figueira, após receber passe de Joãozinho e arriscar de fora da área. Aos 49 minutos do segundo tempo, o último dos quatro minutos de acréscimos dados pela arbitragem no entanto, Pio, de falta, conseguiu empatar, garantindo mais um ponto para o Ceará.

Com o resultado, o Ceará ocupa, provisoriamente, a vice-liderança da competição, com os mesmos 55 pontos do América-MG, mas uma vitória a mais, pontuação que poderá ser alcançada pelo Paraná em caso de triunfo no sábado, com o Tricolor levando vantagem no saldo de gols. O Figueirense é o 16º, com 36 pontos e pode terminar a rodada na zona do rebaixamento.

Outros jogos

O Náutico praticamente selou seu destino para 2018: a série C. Jogando em casa, o time pernambucano perdeu por 2 a 1 para o lanterna ABC, estacionando na penúltima posição com 27 pontos (dois a mais que o time de Natal) e já a 9 pontos do Figueirense. CRB e Boa Esporte empataram em 1 a 1 e seguem próximos à zona do perigo, respectivamente com 38 e 39 pontos. O Guarani deu uma respirada ao vencer o Juventude por 2 a 0, chegando, também aos 38 pontos, sem risco de entrar no Z-4 nesta rodada. Já o Juventude, com a derrota, fica na sétima posição, com 45 pontos, distante do G-4.