G7 vira G8 e complica a vida do Coritiba; Atlético tem esperança de Libertadores

Francielly Azevedo

O título do Grêmio na Libertadores, conquistado nesta quarta-feira (29), reflete nos times paranaenses. Isso porque o G7 do Campeonato Brasileiro se transformou em G8, abrindo mais uma vaga na zona de classificação para a Libertadores do ano que vem. Bom para o Atlético-PR que ganha uma faísca de esperança de conseguir seu lugar no torneio intercontinental e ruim para o Coritiba que vê a Chapecoense (adversário do próximo domingo) ficar mais forte para garantir seu espaço.

Antes mesmo do G8, a Chape já estava animada com a possibilidade de disputar a Libertadores em 2018. Os catarinenses estão na 9ª posição da tabela, com 51 pontos. Um ponto a menos que o Botafogo (8º) e dois de distância para Vasco (7º) e Flamengo (6º). Por isso, vencer o Coritiba se torna ainda mais importante nesta última rodada.

Para o Coxa, que luta contra o rebaixamento, a notícia não é nada satisfatória, já que só uma vitória sobre a Chape interessa para escapar da Série B sem precisar contar com outros resultados.

Esperança

Para o rubro-negro a receita é mais complexa, mas não impossível. Para conseguir uma vaga na Libertadores o Atlético teria que primeiro torcer para que o G8 se transformasse em G9, o que acontece se Flamengo for campeão da Sul-Americana. Depois disso, além de vencer o Palmeiras, na Arena da Baixada, no próximo domingo, teria que contar com tropeços de Atlético-MG (encara o Grêmio) e Chapecoense (recebe o Coritiba) combinado com um empate entre São Paulo e Bahia, no Morumbi. Esses fatores, deixariam o Furacão matematicamente na nona posição.


 

Aumento das vagas

No início da competição o Campeonato Brasileiro possuía seis vagas classificatórias para a Libertadores do ano que vem. Quando o Cruzeiro venceu a Copa do Brasil, o chamado G6 se transformou em G7. Agora com o título do Grêmio os brasileiros garantem mais uma vaga e podem chegar a nove lugares se Flamengo faturar a Sul-Americana.

Com a conquista do tricolor gaúcho, o sexto colocado no brasileirão também passa a ter vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e Santos já estão garantidos no torneio ano que vem. O sétimo e o oitavo lugar disputam as duas fases prévias.

Post anteriorPróximo post
Jornalista, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná. Repórter do Paraná Portal e Rádio CBN. Tem passagens pela TV éParaná, TV Assembleia, TV Transamérica, CATVE, Rádio Iguassu e Folha de Londrina.
Comentários de Facebook