Na reta final, Coritiba tem arrancada de campeão

Foto: Rodolfo Buhrer - Paraná Portal
Foto: Rodolfo Buhrer - Paraná Portal

Dizem por aí que quando a “água está no pescoço” é preciso reagir e foi o que o Coritiba fez nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Após figurar na penúltima posição da tabela, o time alviverde buscou uma arrancada na competição. Além de deixar a zona incomoda do rebaixamento, o Coxa acumula a melhor campanha dos últimos cinco jogos.

O Coritiba somou 11 dos últimos 15 pontos disputados (três vitórias e dois empates). Um aproveitamento superior a 70%, que faz o Coxa ocupar atualmente a 15ª posição, com 39 pontos. Antes disso, foram nove jogos seguidos sem vitórias (seis derrotas e três empates).

De acordo com o site Chance de Gol do UOL, a probabilidade de rebaixamento do time é de apenas 12,2%. A permanência na Série A ainda não está garantida, mas para quem já teve 65% de chance de queda, o cenário está bem favorável.

“Eu sempre disse, mesmo naquele período em que estávamos perdendo, que os jogadores estavam se entregando muito aos treinamentos, que o time teve algumas oscilações, mas jogou alguns períodos bons e a bola não entrava. Tinha pênalti perdido, desatenção e a partir do jogo com o Cruzeiro, nós precisávamos de uma vitória convincente, uma vitória maravilhosa como foi aquela contra um time com o gabarito do Cruzeiro. Aquilo renovou nossa confiança, o ambiente continua muito bom e estamos mais fortes para buscar mais resultados”, analisou o técnico Marcelo Oliveira após o empate com o Fluminense.

Em relação aos últimos cinco jogos, atrás do Coritiba estão Bahia e São Paulo, que somaram 10 pontos (três vitórias e um empate), seguidos de Vasco e Chapecoense que acumularam nove pontos (duas vitórias e três empates).

No próximo domingo (12), o Coxa encara a Ponte Preta, no Couto Pereira, às 19h (horário de Brasília), pela 34ª rodada do Brasileirão. A Macaca ocupa a zona de rebaixamento, na 18ª posição, com 35 pontos, e nos últimos cinco confrontos teve quatro derrotas e apenas um triunfo.