Projeto leva crianças cadeirantes para corridas de rua em Curitiba

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As inscrições para cadeirantes e corredores que desejam participar da 1ª etapa do Circuito de Corrida Infantil de Curitiba, marcada para o dia 21 de maio, estão abertas. O projeto, conhecido como “Pernas, pra que te quero”, foi criado há dois anos e reúne crianças com deficiência que utilizam cadeiras de rodas em corridas de rua dos calendários municipais, sendo conduzidos por corredores voluntários.

“Mais que um projeto de inclusão social de pessoas com mobilidade reduzida em corridas de rua, nós queremos que elas – principalmente as crianças – se sintam pertencentes a esta comunidade e incluídas em suas atividades. E que, ao viver essas experiências de liberdade e felicidade, sintam emoções nunca antes sentidas, com o vento na cara e o sorriso no rosto”, conta Rebeca Paciornik Kuperstein, diretora do projeto.

De acordo com a organização do evento, o local da corrida ainda não foi confirmado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba (SMELJ) mas deve ser divulgado nos próximos dias.

O projeto, que já envolveu mais de 100 jovens cadeirantes em seis corridas de rua organizadas em Curitiba e Maringá, disponibiliza o sistema de terceira roda portátil e manopla extensível, que dão segurança e estabilidade para a cadeira durante a corrida.

Inscrições

As inscrições para o evento são dividas em quatro categorias: Corredores Voluntários, Corredores Voluntários Banco do Brasil, Staff e Cadeirantes. O cadastro deve ser feito pela internet.

No evento, três a cinco corredores se revezam conduzindo um cadeirante, em provas de no máximo 2.000m.

Os recursos arrecadados serão destinados à realização de projetos ambientais, sociais, culturais e negociais, realizados em território nacional.