“Adolescente que joga Baleia Azul está pedindo socorro”

O programa Entrevista Coletiva, produzido pela Band Curitiba, com participação do Paraná Portal, debateu, nesta semana, o suicídio entre jovens, tema que vem preocupando a comunidade após as informações de que jovens estariam sendo induzidos a tal prática pelo jogo “Baleia Azul”.

A psiquiatra Sarah Rückl, doutora em Psiquiatria pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) afirmou que o jogo, ou mesmo a série de TV 13 Reasons Why, que aborda o tema, apenas trouxeram à tona uma realidade que não é nova para a Associação Brasileira de Psiquiatria que vem constatando o aumento de suicídios e tentativas de suicídios em jovens e crianças nos últimos 30 anos. Para ela, a participação dos jovens no jogo é uma oportunidade dos pais, professores e amigos identificarem o risco, entendendo isso como um pedido de socorro.

“Suicídio é o desfecho de uma doença mental. Vamos falar de doença mental e preparar pais, professores, educadores e profissionais de saúde para identificar esses casos”, disse, apontando que 90% dos casos de suicídio são consequência de quadros de depressão e que as pessoas próximas ao adolescente podem identificar fatores de risco como queda no desempenho escolar, isolamento social, alterações de humor e relação familiar conturbada, entre outros.

Confira a íntegra da entrevista: