Campanha do Setembro Amarelo chama atenção para a prevenção do suicídio

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Com informações de Joyce Carvalho

Desenvolvido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) com apoio do Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, o mês de setembro marca a campanha de prevenção do suicídio.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que mais de 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos. O país ocupa o oitavo lugar no ranking mundial sobre as mortes por suicídio.

Em Curitiba, o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu mais de mil balões amarelos e outras intervenções devem ocorrer no decorrer no Jardim Botânico, Praça do Japão, a Arena da Baixada, entre outros locais no decorrer do mês na capital.

Baleia Azul: nove em cada dez casos de suicídios podem ser evitados
Suicídios poderiam ser evitados se sinais não fossem banalizados

Segundo Quintino Dagostin, porta-voz do Centro de Valorização da Vida em Curitiba, a campanha acontece desde 2015, a partir da instituição do dia 10 de setembro como o Dia Internacional para a Prevenção do Suicídio.

“A partir do momento que se começou a falar abertamente sobre o suicídio houve uma maior busca de apoio de pessoas angustiadas, que não tinham com quem conversar, entrando em contato e aumentando sensivelmente a procura”, declarou Dagostin.

O porta-voz do Centro de Valorização da Vida salienta a importância de levar este tema para discussão. “Quando a pessoa não está bem, ela precisa falar… Mas alguém que ouça e acolha sem dar conselho, pois dar conselhos é subestimar o outro. A pessoa precisa se sentir acolhida. Isso facilita a pessoa a encontrar seu caminho e buscar ajuda de um profissional da saúde”, afirma.

O Centro de Valorização da Vida de Curitiba recebeu 3,6 mil ligações no mês de julho deste ano, que geraram 2,7 mil apoios por parte dos voluntários.

Setembro amarelo em Curitiba

 1º de Setembro:

– Abertura do Setembro Amarelo das 8h às 12h na Praça Santos Andrade.
– Abertura da Semana de Prevenção ao Suicídio às 18h no Auditório Antonio Carlos Kraide, Portão Cultural.

03 de Setembro:

– Desfile Cívico Militar do Pinheirinho das 9h às 12h30 na Av. Winston Churchill, 2.033.

15 de Setembro:

– II Seminário de Prevenção ao Suicídio às 19h no Auditório do Setor de Saúde da UFPR.

Maiores informações pelo site cvv.org.br, pelo e-mail curitiba@cvv.org.br e pelo telefone 141.