Diário Oficial da Paraíba publica frases de Mussum

Diário Oficial publica frases de Mussum

O Diário Oficial do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) publicou, nesta terça-feira (18), trechos na linguagem usada pelo personagem Mussum, interpretado por Antônio Carlos Bernardo Gomes em Os Trapalhões. O texto foi divulgado em versão impressa e digital e tratava de um processo trabalhista da cidade de Vara de Pilões. O texto começa na linguagem usual, até que, ao citar as partes, convoca “Mussum Ipsum”.

O documento segue com outras expressões famosas de Mussum, como “Cacilds Vidis Litro Abertis”, “Paisis”, “Filhis” e “Espiritis Santis”. E as trapalhadas no Diário Oficial foram adiante. A publicação ainda diz: “Todo mundo vê os porris que eu tomo, mas ninguém vê os tombis que eu levo!”. Outro trecho destaca: “A ordem dos tratoris não altera o pão duris casamentiss faiz malandris se pirulitá. Si o mundo tá muito paradis? Toma um mé que o mundo vai girarzis”.

Diário Oficial publica frases de Mussum

Mussum Ipsum

A linguagem “Mussum Ipsum” foi criada como uma sátira para o Lorem Ipsum, que é um texto padrão escrito em latim. 85% do texto foi foi alterado. Das 17 linhas, apenas quatro foram escritas normalmente.

Resposta do TJPB

Por meio da assessoria de imprensa, o Tribunal de Justiça da Paraíba informou que a Diretoria de Tecnologia da Informação está apurando o caso para, em seguida, emitir uma nota oficial. O Tribunal disse ainda que “há indício de que o site oficial do Tribunal tenha sido invadido por hacker e que isso já aconteceu em fevereiro do corrente ano”.

A publicação está na página 44 do Diário Oficial do dia 18/04/2017.

Antônio Carlos 

Antônio Carlos Bernardes Gomes, que ficou conhecido pelo personagem Mussum no programa Os Trabalhões, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 7 de abril de 1941, e morreu em São Paulo, em 29 de julho de 1994, por caus de complicações após um transplante de coração. Ele foi músico – integrou o grupo de samba Os Originais do Samba -, humorista e ator.