Pesquisa vai avaliar a saúde dos curitibanos

planos de saude

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba informa que o Ministério da Saúde começou a pesquisa Vigitel 2017, que vai avaliar a qualidade de saúde da população de Curitiba. A pesquisa é feita em todas as capitais brasileiras e serve de parâmetro para a União saibam onde aplicar os recursos em programas de saúde.

A pesquisa da Vigitel é feita por telefone e levanta fatores de risco e proteção para doenças crônicas da população. Qualquer adulto morador de residência com telefone fixo pode participar da amostra sorteada e receber ligação para responder à entrevista.

Por meio do Disque Saúde 136, os cidadãos podem buscar mais informação sobre o estudo. O Ministério da Saúde informa que a adesão da população é imprescindível para dar continuidade à pesquisa e viabilizar as séries anuais.

O sistema é baseado em entrevistas com indivíduos adultos, moradores das capitais brasileiras, em residências com pelo menos um telefone fixo. As ligações são feitas durante todo o ano, para que seja possível contemplar as variações sazonais das diferentes regiões do país.

Os dados anuais do Vigitel subsidiam, junto com outras fontes, a realização do diagnóstico da situação da saúde da população das capitais brasileiras possibilitando o planejamento e o monitoramento de ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.