Saiba como aproveitar o horário de verão para economizar energia

sol horário de verão

O horário de verão, utilizado para aproveitar os dias mais longos no verão que permite antecipar as rotinas das pessoas e das empresas, deve economizar 4,5% no consumo simultâneo de energia elétrica no Paraná. A alteração vale até o dia 18 de fevereiro de 2018. A maior redução deve ser percebida das 18h às 21h.

A redução de consumo na energia é considerada pequena, estimada em 0,5%, equivalente apenas à redução na utilização de lâmpadas no início da noite -, a diluição do pico de consumo no fim da tarde contribui para evitar que as tarifas fiquem mais caras, já que previnem sobrecargas no sistema elétrico e o consequente acionamento de usinas térmicas.

De acordo com o gerente da Copel, é possível reduzir mais os gastos com a energia elétrica.  “Para tanto, é preciso adotar novos hábitos, como aproveitar melhor a iluminação natural e, principalmente, utilizar o aparelho de ar condicionado de maneira eficiente”, afirma o gerente de Operação do Sistema da Copel, Nelson Antônio Cuquel.

Entre os cuidados a serem tomados, estão a limpeza regular dos filtros, a manutenção das portas fechadas no ambiente e o controle das horas de uso.

Segundo o gerente, medidas simples como estas são importantes não só para evitar surpresas na conta de luz, mas também contribuem para a demanda do sistema entre as 14 e as 17 horas, período sobre o qual o horário de verão não tem efeito.