UFPR anuncia mudanças para seleção de cotistas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Paraná anunciou, nesta terça-feira (18), novidades no processo seletivo para cotistas na instituição, no vestibular 2017-2018, que será realizado em outubro e  novembro deste ano.

A primeira alteração é que a banca de validação do Termo de Autodeclaração dos candidatos que vão disputar as vagas reservadas para pretos, pardos e indígenas vai atuar entre a 1ª e a 2ª fases. No ano passado, a banca atuou na fase do registro acadêmico (matrícula) dos candidatos, em janeiro, e nas chamadas complementares.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos, Mauro Belli, a mudança torna o processo seletivo mais justo.  “Fazendo a validação da autodeclaração entre a 1ª e a 2ª fase, dependendo da nota da primeira fase, será possível mudar o candidato de categoria. Assim, ele não perde a chance e concorrer, mesmo que não tenha seu termo de autodeclaração validado”, explica.

A UFPR também vai disponibilizar 50% das vagas cotistas para pessoas com deficiência. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado integralmente o ensino médio em escola pública.

Vestibular 

As inscrições devem ser feitas entre os dias 16 de agosto e 14 de setembro, no portal do Núcleo de Concursos.

A prova da primeira fase será promovida no dia 29 de outubro e a segunda, nos dias 26 e 27 de novembro – no dia 26, haverá a prova de Compreensão e Produção de Texto e no dia 27, a dos cursos com Provas Específicas e de Habilidade Específica.

A taxa de inscrição será mantida em R$ 120 e os candidatos em situação de fragilidade econômica podem solicitar a isenção do pagamento.