Ex-jogador do Coritiba dá aulas de futebol para crianças carentes na CIC

Foto: Reprodução / Facebook
Foto: Reprodução / Facebook
Redação com BandNews FM Curitiba

Edson Maciel, de 42 anos, foi jogador da categoria de base do Coritiba na adolescência, mas teve a carreira interrompida aos 20 anos por um grave problema de saúde. Com uma uma série de convulsões, ele foi obrigado a deixar os gramados e mantém, desde 2010, um projeto social voltado para crianças carentes no bairro Sabará, na Cidade Industrial de Curitiba.

De acordo com o ex-jogador, ele soube adaptar a rotina e iniciou os trabalhos logo que voltou para a capital. “Depois que tive problema de saúde no Coritiba, eu ainda joguei por dois anos no interior. Aos 22 anos, eu retornei para Curitiba e comecei a trabalhar com iniciação esportiva. Eu comecei com 20 a 25 alunos. Se passaram quase 20 anos e hoje eu tenho 250 crianças que atendo, além de outros projetos que desenvolvo”, conta Maciel.

Ele também dá aulas de futebol para 60 jovens carentes do bairro Orleans. Ele acredita que a principal contribuição que traz para a vida dos adolescentes não é a técnica do futebol e sim a saúde e a convivência com outras pessoas. “A gente atende tantas crianças e jovens e sabemos o meio difícil em que vivem. Muitos têm famílias destruídas. Eu não sou um treinador de futebol, eu procuro trazer alegria e paz naquele momento em que estão comigo para que eles tenham uma referência”, diz.

O esporte transformou a vida de Edson, mesmo que de uma forma inesperada e não planejada. O ex-jogador e educador social tem certeza de que o futebol também traz uma nova perspectiva de futuro para os jovens atendidos nos projetos. “Claro que eles tem o sonho de serem atletas. Esse sonho é importante para a formação humana e dessa criança. Com isso, ele vai estar longe das más companhias e das drogas. Para a gente que tem essa experiencia de vida, a gente tem certeza que o sonho é o que alimenta nossa alma”, afirma Maciel.