Crianças ajudam a criar “Dicionário Ilustrado de Sentimentos”

Crédito: Lucas Amorim.
Crédito: Lucas Amorim.

 

Medo, ansiedade, insegurança, ciúmes, inveja… sentimentos humanos comuns, mas nem sempre bem compreendidos pelas crianças e até mesmo para boa parte dos adultos.  Para ajudar a criançada a entender cada uma dessas emoções e reagir melhor a elas,  a autora Fernanda Salgueiro lançou o “Dicionário Ilustrado de Sentimentos”. A obra,  ilustrada pelo artista plástico André Mendes, é  resultado de conversas da autora com crianças de todo o Brasil.

No lançamento, no último sábado na Biblioteca Pública do Paraná, Fernanda falou do processo de criação ao lado das crianças: “elas buscavam encontrar a frase ou o desenho que inspiraram e, dessa forma, puderam entender e participar do processo completo do livro, desde a criação até o seu lançamento”.

Ao todo, 39 sentimentos foram explicados no Dicionário sob o ponto de vista infantil, revelando percepções e sensações pelo viés simples e certeiro dos pequenos. Adjetivos, substantivos, verbos e até interjeições foram usados para falar de emoções, bem como novas palavras (por exemplo, ‘bugado’ e ‘zoado’) e novas interpretações para sentimentos usuais. Palavras que significassem sentimentos e que começassem com as letras J, Q e até X foram garimpadas e também estão na obra.

O Dicionário Ilustrado de Sentimentos é um projeto de incentivo à leitura, viabilizado pela Lei Rouanet. Também é uma ferramenta para democratizar o acesso e a leitura para mais crianças. Sendo assim, a obra não será vendida e sim doada às crianças e instituições.

Na agenda pós lançamento, Fernanda Salgueiro irá realizar oficinas na BPP, no Hospital Pequeno Príncipe, em escolas da cidade e em uma feira de livro em Araucária, no mês de agosto. Em todas essas ocasiões o livro será distribuído gratuitamente. Os interessados em receber um exemplar podem acompanhar a agenda de oficinas na fanpage do livro no Facebook, onde ela será compartilhada em breve. O projeto é patrocinado pelas empresas Multilit, Nórdica Veículos e Michael Page

https://www.facebook.com/dicionariosentimentos