Palco Giratório traz a Curitiba a Mostra Poéticas Urbanas com espetáculos em espaços públicos

mostras poéticas
Peça dilúvio. FOTO: HENRIQUE CHANDES

A 20ª edição do Palco Giratório começou ontem e trouxe a Curitiba a Mostra Poéticas Urbanas, que leva às ruas e aos palcos da cidade espetáculos teatrais e intervenções urbanas.

Aos 20 anos de história, o Palco Giratório vem a Curitiba no formato de festival, trazendo 16 companhias de 12 estados brasileiros. Promovendo 23 espetáculos em vários espaços de Curitiba, o evento inclui, além de peças, apresentações de dança, circo e ocupações em espaços públicos da cidade a fim de promover a descentralização das artes cênicas no país.

Em entrevista ao Metro Jornal, a gerente de cultura do Sesc Ana Hupfer disse que a Mostra Poéticas Urbanas é exclusiva desta edição. “Foi identificada uma urgência em se falar das intervenções urbanas e das ocupações dos espaços públicos da cidade como um palco. Quando sentimos que tem um assunto com uma temática diferente, podemos transformar isso em uma mostra”.

Ana Hupfer também contou que o evento, referência internacional como a maior plataforma de difusão de artes cênicas do Brasil, seleciona por estado 5 espetáculos que melhor seguem os critérios de representatividade de linguagem, inovação e qualidade cênica.

Amanhã acontece a segunda intervenção urbana da mostra, de nome “Maiêutica”, às 15h, na Praça Osório, e, nesta quinta, no mesmo horário e local, o grupo paranaense Ás De Paus apresenta a peça “A Pereira da Tia Miséria”. No mesmo dia, às 20h, o público pode conferir o espetáculo “Desmontagem Evocando os Mortos: Poéticas da Experiências” no Teatro Sesc da Esquina.

Ainda dentro da Mostra Poéticas Urbanas, nesta sexta, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz apresenta um teatro de rua com a peça “Caliban”, às 15h, na Rua XV de Novembro. Por fim, no sábado, às 20h, e no domingo, às 19h, o grupo teatral paulista Cia do Tiojolo leva ao palco do Sesc a montagem “Ledores no Breu”. P

ara os espetáculos no Teatro Sesc da Esquina, os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início das peças, na bilheteria do teatro. Mais informações: 3304-2222 ou pelo site.