Em Curitiba, Lava Jato tem primeira peça de teatro do país

Divulgação
Divulgação

Estreia no dia 14 de setembro, no Mini Auditório do Teatro Guaíra, em Curitiba, a peça “Lava Jato, Comédia de Poder”. Essa é a primeira peça com o tema em cartaz no país.

Com texto e direção do dramaturgo Cesar Almeida, produção de Fernando Cardoso e colaboração do jornalista, Pedro Rodrigues Neto, a comédia promete mexer com o público com um ambiente de “caos”, poder, mentiras e muita ironia. A peça é inadequada para menores de 18 anos.

Segundo o diretor Cesar Almeida, a montagem é uma performance contemporânea, com texto dinâmico caracterizado por um humor irônico. A peça mistura a sátira com paródias, em um protesto dentro de uma narrativa cômica.

Diferentemente do filme “Polícia Federal – a lei é para Todos”, que recebeu críticas por ter tomado partido no roteiro, Cesar afirma que a produção da peça é independente e deve provocar reações em todos os tipos de público.

“É uma produção independente justamente para não ter ideologia atrelada a ninguém. A peça discute a corrupção na política brasileira como um todo”.

Para o diretor da peça, o teatro é um lugar de se pensar o momento social. “Lava Jato, Comédia de Poder” busca provocar o questionamento na forma do riso.

“É interessante para o teatro falar sobre uma coisa da pauta do dia de todo cidadão brasileiro. Acho que conseguimos, e isso me preocupava, que a peça não ficasse partidária, com todos os pontos de vista analisados sem pender para nenhum lado”, garante.

A montagem da peça conta com musical divertido, satírico. A peça busca reflexão sobre o momento atual e tem a intenção de fazer com que o público se reconheça nesse contexto, como agente protagonista de transformação social e não um mero coadjuvante.

Segundo o diretor, foi feito um trabalho baseado em declarações de políticos, grampos e delações premiadas. A peça tem classificação de 18 anos por conter linguagem imprópria, segundo o diretor, usada na realidade pelos políticos no cotidiano.

A estreia no dia 14 de setembro faz da peça a primeira sobre a Operação Lava Jato no país. Uma outra está sendo produzida em São Paulo, mas com estreia prevista somente para o ano que vem.

Além da peça de teatro e do filme, a Lava Jato também já inspirou diversas produções. Entre elas, uma corrida de obstáculos, um city tour, tanto em Curitiba, quanto em Brasília; além de dezenas de livros, documentários e produções audiovisuais de internet.

Serviço

Inadequado para menores de 18 anos.

Local: Mini Auditório do Teatro Guaira

Rua Amintas de Barros, s/n

Bilheteria do Teatro Guaíra: Informações (41) 3304-7979 / 3304-7982

Vendas pelo disk ingressos: www.diskingressos.com.br (41) 3315-0808

De 14 de setembro a 1 de outubro.

Quinta a sábado – 21h, domingo – 19 horas